• 6 de Outubro de 2024

As Dores da Alma

O mês de setembro traz consigo uma grande preocupação com a vida. Carregando a alcunha de “Setembro Amarelo”, o nono mês do ano vem recordar a importância da saúde mental e de como devemos prestar atenção nos sinais que as pessoas ao nosso redor (ou até nós mesmos) apresentam como um pedido de ajuda silencioso.

Diversas paróquias, grupos católicos e pastorais da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim estão firmes no propósito de conscientização. Uma delas é a Cáritas Diocesana, que vem realizando uma série de lives sociais no intuito de conscientizar e provocar a autorreflexão.

Nessa segunda-feira (21) o gerente de projetos da Cáritas Diocesana, Jhone Souza, conversou com o Pe. Antônio Tatagiba Vimercat, Pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo, de Venda Nova do Imigrante.

Juntos, Jhone e Padre Tatagiba (que também tem formação em psicologia) dialogaram sobre os padrões que a sociedade impõe nos dias atuais. Instigados pelo tema “as dores da alma e seus reflexos no corpo e na vida social”, eles analisaram o cotidiano da sociedade e os efeitos colaterais acarretados por estes padrões, como estresse, insônia, depressão e até mesmo pensamentos suicidas.

Dúvidas e questionamentos das pessoas que participavam ao vivo também fizeram parte da conversa. No vídeo acima é possível rever a live na íntegra.

Vídeo: Cáritas Diocesana