• 2 de Outubro de 2024

S?o Pedro Ap?stolo

Assim como no ano passado, a Festa de São Pedro 2021 não contará com concentração, trio elétrico e nem mesmo a tradicional caminhada. Nem por isso ela deixará de ser celebrada com grande euforia e contando com a participação de toda a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim através das mídias digitais.

A pandemia da Covid-19 afetou significantemente inúmeros eventos e acontecimentos por todo o mundo, inclusive celebrações da Igreja Católica. Porém, toda esta situação causada pelo novo coronavírus fez a Igreja e os fiéis se unirem ainda mais, encontrando uma nova forma de evangelizar.

A Festa de Nossa Senhora da Penha, Padroeira do Espírito Santo, é um destes exemplos. A Solenidade de Corpus Christi também se adaptou, com o povo de Deus confeccionando seus próprios tapetes caseiros, no chão do lar, e acompanhando o Santíssimo Sacramento abençoar suas famílias pela internet ou das janelas e portas de suas casas.

E neste formato virtual, através dos novos meios de comunicação, que a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim festejará o seu Padroeiro, São Pedro Apóstolo!

Padroeiro da Diocese

São Pedro não é apenas o Padroeiro da paróquia onde fica situada a Catedral; nem somente da cidade de Cachoeiro de Itapemirim. Ele é o santo protetor de nossa Diocese.

Assim como Nossa Senhora da Penha protege todo o povo capixaba, São Pedro Apóstolo intercede pela nossa região Sul. Além também de ser o Padroeiro da Paróquia de Venda Nova do Imigrante e de dezenas de comunidades da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

A programação digital irá contribuir para que todos os fiéis possam festejar o dia do Santo Padroeiro, desde as comunidades mais próximas até aquelas situadas nas regiões mais distantes.

Festa 2021

A Festa de São Pedro 2021 tem início no próximo domingo (20), com a novena em louvor ao santo. O material da novena foi produzido pela equipe da Paróquia São Pedro – Catedral e o download pode ser feito clicando aqui.

Um grupo no Whatsapp também foi criado para aqueles que desejarem receber as informações da novena através do celular. É possível participar acessando o link: https://chat.whatsapp.com/LQ8csFOvtYCJ8cB2Pl7kvZ

Já no dia 29 de junho, Dia de São Pedro Apóstolo, o clero diocesano se reunirá às 10h para a santa missa em louvor ao Padroeiro diocesano, presidida por Dom Luiz Fernando Lisboa. Esta será a primeira participação de Dom Luiz Fernando na festa do Padroeiro da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Devido às restrições impostas pela pandemia, apenas o clero e as equipes necessárias estarão presentes no momento da Celebração Eucarística.

Assim como em 2020, a partir das 09h30, o povo de Deus poderá participar da “Procissão Virtual de São Pedro”. Com a impossibilidade da realização da tradicional procissão pelas ruas e avenidas da cidade, que atraem milhares de pessoas em suas edições, a procissão virtual resgata imagens das festas anteriores enquanto propõem uma corrente de oração pelas vítimas da covid-19.

Às 10h terá início a santa missa diocesana, transmitida ao vivo pelas mídias digitais da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, pelo Canal do Youtube da Paróquia São Pedro Catedral e pela Rádio Diocesana FM 95,7. Às 17h ocorrerá o sorteio da Ação Solidária em prol da Diocese, sorteando 20 prêmios de 5 mil reais (um total de 100 mil reais em premiação)

Como Participar:

Novena de São Pedro em Família – download no site da Diocese e através do grupo de whatsapp.

Santa Missa de São Pedro (dia 29) – 10h

Canal do Youtube: Diocese de Cachoeiro de Itapemirim – ES / clique aqui