• 5 de Outubro de 2024

Intimidade com o Senhor

Nessa segunda feira, 02 de agosto, os Presbíteros da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim deram início ao retiro espiritual. O retiro acontecerá durante toda essa semana, com o término previsto para sexta-feira, 06 de agosto.

Com assessoria do Cardeal José Tolentino de Mendonça, o retiro tem como tema "A vida e a espiritualidade do Presbítero em tempos de pandemia e pós-pandemia". Devido às restrições que ainda vivenciamos devido à Covid-19, o retiro acontece de forma on-line, promovido pelo Regional Leste 2 da CNBB, destinado a todos os Presbíteros das Dioceses do Espírito Santo e Minas Gerais, mas também aberto às demais Dioceses no Brasil.

Para o Cardeal Tolentino o retiro é momento em que o presbítero propõe, a si mesmo, uma mudança interior, necessária a todo cristão: “É preciso começar a preparar a próxima estação; esta preparação começa dentro de nós; é uma espécie de parto; não é apenas um crepúsculo, mas deve ser um recomeço!”

Intimidade com o Senhor

Em nossa Diocese o retiro conta com a participação de Dom Luiz Fernando Lisboa (bispo diocesano) e com mais 56 presbíteros, que se fazem presente tanto de forma individual em suas casas paroquiais como em pequenos grupos em locais apropriados e seguindo às normas de saúde.

O retiro espiritual foi pensado para ser realizado esta semana de forma proposital, devido o dia do Padre ser celebrado na próxima quarta-feira (4), por ocasião da memória de São João Maria Vianney.

"O retiro espiritual é um momento essencial no planejamento anual da nossa Diocese. Tendo em vista a vida e missão do Presbítero, o retiro é um momento necessário para aprofundar a nossa intimidade com o Senhor. No retiro, cada Presbítero é chamado ao recolhimento para olhar para a própria vida e missão com o olhar de Deus", destaca o Pe. Paulo Sérgio Mourão, representante dos Presbíteros da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim e um dos participantes do retiro espiritual.

Rezemos pelas vocações e rezemos pelos nossos presbíteros que se encontram em retiro.

Fotos: Pe. Paulo Sérgio Mourão

;?>Fonte: Diocese de Cachoeiro