• 30 de Setembro de 2024

Pobreza, Castidade e Obediência

No último dia 18 de setembro de 2021, às 18h, na Igreja de Nossa Senhora da Consolação (Cachoeiro de Itapemirim), o jovem Sidney Pereira proferiu seus Votos Perpétuos de pobreza, castidade e obediência na Ordem dos Agostinianos Recoletos.

Após seu período de estudo no curso de filosofia na cidade de Franca (SP), um ano de noviciado em convento situado na Colômbia e estudos de teologia na cidade de São Paulo (SP), o jovem natural de Cachoeiro de Itapemirim proferiu seus votos diante da comunidade presente.

A celebração foi presidida por Frei Miguel Ángel Hernández, O.A.R. - Prior Provincial da Província Santo Tomás de Villanova, e concelebrada pelos demais frades Agostinianos Recoletos advindos de diversas regiões do Brasil.

Votos Perpétuos
Mas o que significa exatamente os votos perpétuos de pobreza, castidade e obediência?
O voto da pobreza, falando de uma forma simples, é o "voto de partilha" (com outros membros da comunidade ou com o mundo em geral), ou um "voto para se viver de forma simples”, desapegado de mercadorias, não possuir bens, verdadeira renúncia ao mundo material.
O voto da castidade, na vida religiosa, é um voto de celibato. O Celibatário se compromete com uma vida sem uma relação de amor exclusiva ou sexual com outra pessoa.
O voto da obediência aos seus superiores, neste caso a Ordem dos Agostinianos Recoletos, é a ideia básica de permitir que uma pessoa siga o seu chamado evangélico descobrindo como viver o exemplo dado por Jesus, servindo a todos dentro das designações que lhe forem orientadas por seus superiores.

“Em um mundo que prega as facilidades da autossuficiência, de prazeres desenfreados e do acumular, Frei Sidney OAR, ouvindo o pedido do Santo Padre Francisco ("nada contra essa correnteza e afirma que é possível ser feliz, sendo livre"), e nos passos de Santo Agostinho, assumiu viver plenamente os conselhos evangélicos da pobreza, castidade e obediência. Rogamos a Deus que conceda ao Frei Sidney Pereira, O.A.R. as bênçãos necessárias para viver plenamente seus votos na alegria e simplicidade que lhe é peculiar”, falou Gustavo Lins, integrante da Pascom da Paróquia Nossa Senhora da Consolação.
Com informações de Gustavo Carvalho Lins e fotos de André Fachetti – Pascom da Paróquia Nossa Senhora da Consolação

;?>Fonte: Diocese de Cachoeiro