Ano dos Leigos 2022 no Paraguai será aberto no domingo
IGREJA
- Paraguai
- leigos
- conferência episcopal
- mensagem
No domingo, 21 de novembro, Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo, Dia dos Leigos no Paraguai, os bispos convidam para a celebração da Santa Missa às 7 horas no Santuário da Basílica de Caacupé, no respeito das medidas sanitárias, quando será aberto oficialmente o Ano dos Leigos 2022, com o lema "Partiram sem demora para anunciar Cristo" (cf. Lc 24, 33-35).
Na mensagem que os bispos dirigiram “a todo o Povo de Deus que caminha no nosso amado Paraguai, em particular a todos os fiéis leigos”, é recordado que a passagem dos Discípulos de Emaús (Lc 24,13-35) acompanhou a caminhada da Igreja no Paraguai, e em 2022 pretendem dedicar um tempo de reflexão sobre a realidade e missão dos leigos.
“Na passagem de Emaús, a Igreja reconhece o seu caminho e experimenta a graça que a impele de novo - escrevem os Bispos -. Vemos como um 'kairós', um tempo de graça, a celebração da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe por parte da Igreja latino-americana e o início do Sínodo sobre a sinodalidade da Igreja universal, coincidindo com este ano dedicado aos nossos leigos.
Como Igreja em saída, aberta ao mundo, vemos estes fatos da vida eclesial como ocasiões que a Providência nos indica para nos encontrarmos, nos escutarmos, discernirmos juntos e assumirmos juntos a Voz do Senhor que sempre nos indica o Caminho, o a Verdade e a vida".
Depois de ter reiterado a essencialidade do processo sinodal para a vida e o caminho da Igreja, os bispos sublinham que nos grandes desafios do presente e do futuro, dentro da Igreja e no mundo, “buscamos a mão de Deus que abençoa o nosso caminho e pedimos que a Igreja seja repleta de testemunhas, de verdadeiros mártires, em todos os ambientes, como tantos que escreveram a nossa história, desde a pregação apostólica até os dias de hoje e cujos nomes são memória viva do Evangelho, como aqueles que São Paulo recorda e saúda (Rm 16,3s)”.
A mensagem dos bispos do Paraguai conclui convidando a recordar que “a Virgem é Santa Maria do Caminho, que vai sempre à procura dos seus filhos e vai ao encontro de todos, não importa a distância, para levar o fruto bendito de seu ventre na vida de muitos”.
*Com Agência Fides
Fonte: Vatican News