• 29 de Novembro de 2024

Ano dos Leigos 2022 no Paraguai será aberto no domingo

Papa Francisco no Encontro com os jovens paraguaios, em 12 de julho de 2015 Papa Francisco no Encontro com os jovens paraguaios, em 12 de julho de 2015

IGREJA

  • Paraguai
  • leigos
  • conferência episcopal
  • mensagem

No domingo, 21 de novembro, Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo, Dia dos Leigos no Paraguai, os bispos convidam para a celebração da Santa Missa às 7 horas no Santuário da Basílica de Caacupé, no respeito das medidas sanitárias, quando será aberto oficialmente o Ano dos Leigos 2022, com o lema "Partiram sem demora para anunciar Cristo" (cf. Lc 24, 33-35).

Na mensagem que os bispos dirigiram “a todo o Povo de Deus que caminha no nosso amado Paraguai, em particular a todos os fiéis leigos”, é recordado que a passagem dos Discípulos de Emaús (Lc 24,13-35) acompanhou a caminhada da Igreja no Paraguai, e em 2022 pretendem dedicar um tempo de reflexão sobre a realidade e missão dos leigos.

“Na passagem de Emaús, a Igreja reconhece o seu caminho e experimenta a graça que a impele de novo - escrevem os Bispos -. Vemos como um 'kairós', um tempo de graça, a celebração da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe por parte da Igreja latino-americana e o início do Sínodo sobre a sinodalidade da Igreja universal, coincidindo com este ano dedicado aos nossos leigos.

Como Igreja em saída, aberta ao mundo, vemos estes fatos da vida eclesial como ocasiões que a Providência nos indica para nos encontrarmos, nos escutarmos, discernirmos juntos e assumirmos juntos a Voz do Senhor que sempre nos indica o Caminho, o a Verdade e a vida".

Depois de ter reiterado a essencialidade do processo sinodal para a vida e o caminho da Igreja, os bispos sublinham que nos grandes desafios do presente e do futuro, dentro da Igreja e no mundo, “buscamos a mão de Deus que abençoa o nosso caminho e pedimos que a Igreja seja repleta de testemunhas, de verdadeiros mártires, em todos os ambientes, como tantos que escreveram a nossa história, desde a pregação apostólica até os dias de hoje e cujos nomes são memória viva do Evangelho, como aqueles que São Paulo recorda e saúda (Rm 16,3s)”.

A mensagem dos bispos do Paraguai conclui convidando a recordar que “a Virgem é Santa Maria do Caminho, que vai sempre à procura dos seus filhos e vai ao encontro de todos, não importa a distância, para levar o fruto bendito de seu ventre na vida de muitos”.

*Com Agência Fides

Fonte: Vatican News

Relacionados

Login