• 9 de Outubro de 2024

O Vídeo do Papa

O Vídeo do Papa de fevereiro acaba de ser divulgado com a intenção de oração que Francisco confia à Igreja Católica por meio da Rede Mundial de Oração do Papa. Este mês, o Santo Padre agradece às religiosas e consagradas e reza para que elas continuem encontrando novas respostas aos desafios do tempo presente.

Nesta edição, que contou com o apoio e a colaboração da União Internacional das Superioras Gerais (UISG), que reúne as superioras gerais das congregações canonicamente aprovadas, Francisco valoriza o papel das mulheres que se dedicam à vida consagrada. Sua mensagem é contundente: “O que seria da Igreja sem as religiosas e as leigas consagradas? Não se pode compreender a Igreja sem elas”.

Segundo estatísticas publicadas pela agência Fides em 2021, existem mais de 630 mil religiosas no mundo.

Junto aos pobres e marginalizados

Em sintonia com a mensagem que reiterou em inúmeras ocasiões ao longo de seu pontificado, Francisco pede às religiosas e consagradas que concentrem seu trabalho apostólico “trabalhando juntos dos pobres, dos marginalizados, e de todos os que estão escravizados pelos traficantes”.

O Vídeo do Papa deste mês, com vídeos e fotografias, relata o empenho das religiosas e das consagradas no meio dos povos indígenas, ao lado das crianças de rua, nos vilarejos onde faltam alimentos e medicamentos, entre migrantes, marginalizados e desempregados, junto às vítimas do tráfico. Não esquecendo sua grande contribuição intelectual e civil: há religiosas e consagradas lecionando em universidades, participando de cúpulas internacionais sobre o meio ambiente e atuando para mediar crises políticas.

Religiosas e consagradas na vida da Igreja

No Vídeo do Papa, Francisco também reconhece que as religiosas, às vezes, são “tratadas injustamente, mesmo dentro da Igreja”. É por isso que ele as chama a lutar contra isso e não desanimar; pedindo-lhes que continuem a demonstrar “a beleza do amor e da compaixão de Deus como catequistas, teólogas, diretoras espirituais” e “através das obras apostólicas que realizam”.

Ir. Jolanta Kafka, Presidente da UISG, comentou sobre o Vídeo do Papa: “Nós nos sentimos, como religiosas, muito encorajadas pelo Papa Francisco, tanto na nossa vida comunitária como nos desafios que temos hoje na missão. Unimos ao convite de rezar pelas religiosas e consagradas do mundo a oração por todas as mulheres, homens, crianças e sobretudo os jovens que encontramos todos os dias no ministério. Com eles partilhamos o dinamismo da vocação a que somos chamadas, para participar da alegria do Evangelho e da esperança em um mundo onde todos somos irmãos. Como UISG, sentimos a responsabilidade de responder às palavras do Papa Francisco e prosseguir com coragem e alegria em nossa missão de testemunhar a beleza da consagração: entregar-se totalmente pelo Reino, a exemplo de Jesus”.

;?>Fonte: Diocese de Cachoeiro