Missa de envio de coroinhas na Paróquia Santo Antônio de Pádua
No domingo que antecede o encerramento do Ano Litúrgico, aconteceu na Paróquia Santo Antônio de Pádua, a Missa de envio dos coroinhas e cerimoniário com o rito de admissão de novos integrantes, além da renovação dos compromissos dos que já atuavam nas comunidades da paróquia. Em uma belíssima celebração, presidida pelo pároco, Padre Gilberto Roberto Silva e concelebrado pelo Vigário Paroquial, Luciano Vial Orcino, os coroinhas, juntamente com toda a assembleia, puderam expressar sua fé.
Após vários encontros de formação, os novos coroinhas receberam as vestes litúrgicas (túnica vermelha e sobrepeliz branco). Assim como os cerimoniários (túnica preta e sobrepeliz branco).
Em sua homilia para os novos servidores do altar, Padre Gilberto lembrou-lhes do compromisso assumido com a comunidade de fé, na liturgia, especialmente na Eucaristia, buscando manter sempre o espírito de humildade e de serviço.
“Vale ressaltar que a importância do serviço de coroinhas na Igreja está para além da atuação litúrgica, pois vocês tem uma dimensão vocacional, tanto para o ministério ordenado como para o engajamento nos ministérios laicas, em pastorais específicas e movimentos apostólicos.” Curiosidade
Curiosidade
As vestes nas cores branco e vermelho dos coroinhas lembram a inocência e a pureza da infância e, por outro lado, o sangue dos mártires, menção a São Tarcísio padroeiro dos coroinhas juntamente com São Domingos Sávio
Já nas vestes do cerimoniário, o preto representa a morte para o mundo, e o branco, a pureza.
;?>Fonte: Diocese de Cachoeiro