• 27 de Setembro de 2024

Entenda a ‘Carta de Renúncia’ assinada pelo Papa

O Papa Francisco revelou que já assinou sua carta de renúncia há quase uma década, no início do seu pontificado, caso a saúde seja um impeditivo para desempenhar suas funções.

A revelação do Santo Padre aconteceu em entrevista ao jornal espanhol ABC.

“Já assinei minha renúncia em caso de impedimento médico”, afirmou o Pontífice.

Papa Francisco, que completou 86 anos no último sábado, 17 de dezembro, sofre com uma osteoartrite, uma condição que se caracteriza pelo desgaste da cartilagem das articulações e por alterações nos ossos.

De acordo com Francisco, a carta foi assinada logo no início do seu pontificado, em 2013, e foi entregue ao então Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcísio Bertone, antes dele se aposentar.

O Papa usou do seu bom humor de sempre quando foi questionado pelo entrevistador se gostaria que esse fato fosse conhecido do mundo:

“É por isso que eu te disse”, respondeu.

Por causa do seu problema no joelho, o Papa apresenta dificuldade para andar, fato que o fez usar cadeiras de rodas algumas vezes, cancelar e também reduzir algumas atividades nos últimos meses.

A sua renúncia, inclusive, foi bastante questionada quando ele deu uma entrevista afirmando que precisava desacelerar.

"Acho que com a minha idade e com essa limitação, tenho que me preservar um pouco para poder servir a igreja. Ou, alternativamente, pensar na possibilidade de me afastar", disse na época.

Em Julho deste ano (2022), Francisco falou com jornalistas no avião papal na volta de uma viagem ao Canadá.

O papa afirmou que pode chegar o momento em que ele precise avaliar a possibilidade de renúncia. Mas garantiu que não é algo em que pense no momento.

Francisco já confirmou, pelo menos, mais uma viagem apostólica para 2023 (o Papa já estará presente na JMJ de Lisboa, em Portugal). Na entrevista, ele disse que planeja viajar também a Marselha, na Espanha, para participar de uma reunião de Arcebispos.

Informações: ABC, A12

;?>Fonte: Diocese de Cachoeiro