• 22 de Outubro de 2024

Representantes da Diocese de Cachoeiro participam da Romaria dos Mártires da Amazônia

Os representantes da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim e demais missionários do 5º Congresso Missionário Nacional participaram de uma grande Romaria dos Mártires da Amazônia no domingo, 12 de novembro. A caminhada saiu do Studio 5 – Centro de Convenções em direção ao Centro Cultural Povos da Amazônia onde ocorreu uma missa solene Durante o percurso, os missionários lembraram os mártires que no chão da Amazônia entregaram as suas vidas em favor da evangelização e justiça de tantos povos marginalizados e injustiçados.

Representam a igreja no sul do Espírito Santo, Dom Luiz Fernando Lisboa, bispo diocesano de Cachoeiro de Itapemirim, Pe. Antônio Valdeir de Queiroz e os leigos, pároco da Paróquia São José do Calçado e os leigos: Ana Maura do Rosário Machado (Paróquia Santíssima Trindade – Marataízes), Claudia Vetorazzi (Paróquia N. Sª da Penha – Castelo) e Ubaldo Luis Batista (Paróquia N. Sª da Consolação – Cachoeiro).

Na Romaria dos Mártires da Amazônia, a celebração eucarística foi presidida pelo presidente da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e a Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Maurício Jardim, e contou com a participação dos bispos dos 19 regionais da Igreja do Brasil e o clero da Arquidiocese de Manaus.

O Centro Cultural Povos da Amazônia, espaço escolhido para a Santa Missa, é marcado pela Celebração Eucarística realizada pelo Papa São João Paulo, em 10 de julho de 1980.

Dom sua homilia, Dom Maurício Jardim destacou que a missão exige diálogo e comunhão para anunciar Jesus Cristo.

“Na nossa reflexão sobre o lema do nosso congresso “Corações ardentes, pés a caminho”, o texto de Lucas nos iluminou e recordou que a vida cristã é caminho, que se faz no diálogo e na partilha das nossas vulnerabilidades. Jesus com suas chagas da rejeição, da perseguição, da morte de cruz, encontra-se com os discípulos frustrados que regressam para casa. Jesus é capaz de atender e acolher as nossas vulnerabilidades, iluminá-las com a força do mistério pascal. É necessário acolher e integrar nossas sedes e nossas vulnerabilidades com os olhos da fé. A sede também nos faz sair, procurar, encontrar, como nos recordou a liturgia da Palavra: A sabedoria é encontrada por aqueles que a procuram, ou como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo que nos fortalece”

Ao final da celebração, o anfitrião, Cardeal Leonardo Steiner agradeceu a presença dos bispos da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e a todos que fizeram esse momento acontecer e tornaram o local em que ocorreu a missa em um ambiente celebrativo.