• 22 de Outubro de 2024

Representantes da Diocese de Cachoeiro participam da Romaria dos Mártires da Amazônia

Representantes da Diocese de Cachoeiro participam da Romaria dos Mártires da Amazônia

Os representantes da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim e demais missionários do 5º Congresso Missionário Nacional participaram de uma grande Romaria dos Mártires da Amazônia no domingo, 12 de novembro. A caminhada saiu do Studio 5 – Centro de Convenções em direção ao Centro Cultural Povos da Amazônia onde ocorreu uma missa solene Durante o percurso, os missionários lembraram os mártires que no chão da Amazônia entregaram as suas vidas em favor da evangelização e justiça de tantos povos marginalizados e injustiçados.

Representam a igreja no sul do Espírito Santo, Dom Luiz Fernando Lisboa, bispo diocesano de Cachoeiro de Itapemirim, Pe. Antônio Valdeir de Queiroz e os leigos, pároco da Paróquia São José do Calçado e os leigos: Ana Maura do Rosário Machado (Paróquia Santíssima Trindade – Marataízes), Claudia Vetorazzi (Paróquia N. Sª da Penha – Castelo) e Ubaldo Luis Batista (Paróquia N. Sª da Consolação – Cachoeiro).

Na Romaria dos Mártires da Amazônia, a celebração eucarística foi presidida pelo presidente da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e a Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Maurício Jardim, e contou com a participação dos bispos dos 19 regionais da Igreja do Brasil e o clero da Arquidiocese de Manaus.

O Centro Cultural Povos da Amazônia, espaço escolhido para a Santa Missa, é marcado pela Celebração Eucarística realizada pelo Papa São João Paulo, em 10 de julho de 1980.

Dom sua homilia, Dom Maurício Jardim destacou que a missão exige diálogo e comunhão para anunciar Jesus Cristo.

“Na nossa reflexão sobre o lema do nosso congresso “Corações ardentes, pés a caminho”, o texto de Lucas nos iluminou e recordou que a vida cristã é caminho, que se faz no diálogo e na partilha das nossas vulnerabilidades. Jesus com suas chagas da rejeição, da perseguição, da morte de cruz, encontra-se com os discípulos frustrados que regressam para casa. Jesus é capaz de atender e acolher as nossas vulnerabilidades, iluminá-las com a força do mistério pascal. É necessário acolher e integrar nossas sedes e nossas vulnerabilidades com os olhos da fé. A sede também nos faz sair, procurar, encontrar, como nos recordou a liturgia da Palavra: A sabedoria é encontrada por aqueles que a procuram, ou como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo que nos fortalece”

Ao final da celebração, o anfitrião, Cardeal Leonardo Steiner agradeceu a presença dos bispos da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e a todos que fizeram esse momento acontecer e tornaram o local em que ocorreu a missa em um ambiente celebrativo.

Fonte: Diocese de Cachoeiro

Relacionados

Login