• 18 de Outubro de 2024

Bispo celebra missa de corpo presente de Frei Enéas Berilli O.A.R

Bispo celebra missa de corpo presente de Frei Enéas Berilli O.A.R

Foi realizada na manhã desta segunda-feira (18) na Matriz Nossa Senhora da Consolação em Cachoeiro de Itapemirim, a missa de corpo presente do Frei Enéas Berilli O.A.R. Fiéis, amigos e familiares prestaram as últimas homenagens ao religioso.

A missa de corpo presente foi celebrada pelo Bispo Diocesano de Cachoeiro, Dom Luiz Fernando Lisboa, pelo pároco, Frei Silvestre Brunoro O.A.R e demais presbíteros presentes. "Ele viveu 87 anos e 64 anos ele dedicou à vida religiosa. Um homem de muita alegria e esperança. Mesmo doente, nas últimas semanas, sempre nos recebia sorrindo. Frei Enéas Combateu o bom combate", declarou Frei Silvestre.

Marisa Turini, esteve na celebração. Paroquiana desde a infância, ressaltou a importância do religioso na construção da sua fé. "Frei Enéas foi um exemplo vivo de fé. Uma vida inteira dedicada a fé e a caridade. Ele foi um homem que deixa um exemplo que deve ser seguido por todos".

Após a missa de corpo presente presidida pelo bispo haverá, às 14 horas, a missa de exéquias presidida pelo Provincial da Província de Santo Tomás de Vilanova, Frei Francisco Javier Tello e, em seguida, o sepultamento no Cemitério Municipal, do bairro Coronel Borges, em Cachoeiro de Itapemirim.

O Frei Enéas morreu aos 87 anos. Ele estava internado no Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim, para cuidados de uma leucemia e relativos à idade. O religioso faleceu às 22h de sábado (16).

▪ Frei Enéas Berilli O.A.R

Frei Enéas Berilli nasceu em Muqui. Fez sua Consagração religiosa com os votos simples (votos temporários) em 5 de março de 1956 e a Profissão Religiosa Solene (votos perpétuos) aos 06 de março de 1959 e ordenado diácono em 29 de junho de 1962. Sua ordenação presbiteral foi aos 22 de setembro de 1962.

Ao longo de sua vida religiosa, Frei Enéas atuou em muitas comunidades e paróquias: Trabalhou em Franca, no início do seu ministério, em 1962, dividindo-se entre a paróquia da Capelinha, Franca e Cristais Paulista. Exerceu cargos no Colégio em Volta Redonda – RJ, em 1963, voltando a este colégio em 1969.

Trabalhou na área de Missões na Amazônia, de 1963 a 1971 nas paróquias de Tapauá, Canutama e Lábrea. Trabalhou no seminário e paróquia de Castelo – ES de 1971 à 1982.

Exerceu o provincialato nos anos de 1982 a 1988, e de 1992 a 2000, residindo da casa provincial de Ribeirão Preto -SP. Foi prior do teologado em São Paulo de 1988 a 1992. Dos anos 2000 á 2012 foi prior e pároco da paróquia São Januário, no Rio de Janeiro e por fim, desde 2012 passou a residir na paróquia Nossa Senhora da Consolação, Cachoeiro de Itapemirim – ES, sua última moradia, onde exercia a função de vigário paroquial.

Fonte: Diocese de Cachoeiro

Relacionados

Login