• 11 de Outubro de 2024

Padre Antonio Marcos toma posse como pároco de Marataízes

O padre Antonio Marcos Moura da Silva tomou posse como pároco da Paróquia Santíssima Trindade, neste domingo, 18. O sacerdote, natural de São José do Calçado, foi nomeado pelo bispo dom Luiz Fernando Lisboa CP, para auxiliar nas questões administrativas e na vida pastoral da Igreja em Marataízes, no litoral sul. Aos 37 anos, Antonio Marcos é o 8º sacerdote a servir como pároco na Paróquia Santíssima Trindade.

O novo pároco tomou posse na igreja matriz Nossa Senhora da Penha, com a presença de paroquianos, amigos, familiares, religiosos (as) e sete padres – Enildo de Souza, Ronaldo Borel de Freitas, Antônio Valdeir, Pedro Felix Bassini, Marco Antônio Schwan, Robson Corrêa, Tiago Malanquini e seminaristas. A Santa Missa foi presidida pelo bispo diocesano. Após a saudação inicial, Lisboa, solicitou a leitura do decreto de nomeação, em seguida, o padre Antonio Marcos fez a profissão de fé diante do bispo e da comunidade paroquial, e na continuidade seguiu-se a Liturgia da Palavra.

Na aclamação do Evangelho o novo pároco recebeu das mãos do bispo o Evangeliário e proclamou o Evangelho, recordando que uma das funções do pároco é o anúncio da Palavra.

“Obrigado Padre Antonio Marcos pelo seu ‘sim’, pelas ajudas e dedicação aos irmãos. Agora ele inicia essa nova missão, junto dessa comunidade. Vocês vão poder conhecê-lo melhor e caminhar juntos com ele nesse trabalho de evangelização”. Comentou o bispo.

Depois da homilia, o padre Antonio Marcos renovou as promessas sacerdotais. Seguindo os tradicionais ritos, o sacerdote recebeu a chave da igreja, juntamente com alguns outros símbolos importantes para a caminhada pastoral como a chave do sacrário, a concha do batismo e a estola roxa, representando o Sacramento da Penitência. Logo após, padre Antonio Marcos e Dom Lisboa se dirigiram à Capela do Santíssimo Sacramento para um breve momento de oração. Na sequência, o sacerdote prestou o juramento de fidelidade e o bispo o declarou empossado.

Ao final da missa, após a homenagem da comunidade, o padre realizou o discurso de agradecimento.