• 8 de Outubro de 2024

Bispo de Cachoeiro se reúne com representantes de países com conflitos pela extração de recursos naturais

Bispo de Cachoeiro se reúne com representantes de países com conflitos pela extração de recursos naturais

Nesta sexta-feira, 08 de março, teve início o “Encontro dos Bispos que trabalham em realidades com conflitos pela extração de recursos naturais por parte de Empresas Multinacionais e que se encontram em Situação de Guerra”. O evento acontece com o apoio da SECAM (Conferências Episcopais de África e Madagáscar), em Accra, Ghana, África Ocidental.
A abertura se deu com uma missa presidida por Dom Inácio Saúre, bispo presidente da Conferência Episcopal de Moçambique. A cerimônia religiosa teve como concelebrantes principais o arcebispo de Accra, John Bonaventure Kwofie e Dom Luiz Fernando Lisboa, CP, convidado ao evento.

O Bispo diocesano de Cachoeiro, Dom Luiz Fernando Lisboa, conta que na conversa que teve com o Papa Francisco, sugeriu para que ele convocasse um encontro para reunir os bispos das regiões em situação de guerra. “Antes de vir para a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, no dia 18 de Dezembro de 2020, estive no Vaticano (Roma) a pedido do Santo Padre. Além de escutar a proposta de transferência, contei ao Papa Francisco tudo o que se passava em Cabo Delgado, sobretudo a situação da população sofrendo os horrores da guerra. Também aproveitei a oportunidade para sugerir o encontro.”

Na cerimônia de abertura, Dom Luiz foi convidado à compor a mesa e para contar como surgiu a ideia do encontro, qual a receptividade do Papa e quais foram os passos seguintes.

“À época fiz este pedido ao Santo Padre: promova um encontro dos bispos presentes nas regiões de conflitos e guerras, sobretudo no continente africano. Aqui na África ocorrem mais de 30 guerras. Ele aprovou da ideia e pediu para que a escrevesse em uma carta e enviasse ao Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral – nome dado para os departamentos do governo da Igreja Católica – eu escrevi e agora, com a benção do Papa Francisco, três anos depois, esse encontro está acontecendo,organizado pelo referido Dicastério e em conjunto com a SECAM”, explicou.

O evento reúne aproximadamente 40 participantes na SECAM, até 11 de março, dos quais a maioria são bispos. Também alguns leigos, homens e mulheres, participam dos trabalhos.

“Durante esta manhã também tivemos a oportunidade de conhecer um pouco da realidade e desafios enfrentados pelas dioceses presentes neste encontro. Nesta tarde debatemos as alternativas para tentar resolver ou amenizar esses problemas.”

Além de Dom Luiz, o capixaba natural de Alegre, Dom Vicente Ferreira, bispo presidente da Comissão Especial de Ecologia Integral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), participa do evento e, nesta sexta-feira, 08, fez um panorama sobre a mineração e conflitos de terra no Brasil e como a Igreja Católica atua neles.

“Sugeri aos organizadores que convidassem Dom Vicente Ferreiraporque, na CNBB, ele preside a Comissão da Ecologia Integral e Mineração e a partilha de outro continente poderia enriquecer o debate”, concluiu.

O encontro reúne bispos e representantes da Libéria, Gana, Nigéria, Uganda, República Centro Africana, Quénia, Congo (Kinshasa), Zâmbia, Malawi, Moçambique, Namíbia, Angola e África do Sul, além da participação especial dos bispos representantes do Brasil.

Fonte: Diocese de Cachoeiro

Relacionados

Login