• 6 de Outubro de 2024

Com 11 km de percurso, Caminhada Penitencial reúne centenas de fiéis em Piaçú

Centenas de fiéis se reuniram neste domingo, 17 de março, para participar da 16ª Caminhada Penitencial", nas ruas do distrito de Piaçú, no município de Muniz Freire. O evento marcou a retomada da procissão, que não ocorria desde 2020, devido a Pandemia de Covid-19.

Da comunidade Imaculada Conceição (matriz), os fiéis partiram em caminhada, e foram se encontrando, ao longo do caminho, com os outros. O grupo seguiu até a comunidade Menino Jesus - final do percurso e da celebração.

“O trajeto foi muito importante no qual nós rezamos a via sacra. Estiveram presentes representantes das nossas 19 Comunidades Eclesiais de Base”, explicou o pároco, padre Bruno Firmino.

Segundo a organização, aproximadamente 800 fiéis percorreram cerca de 11 km. O tema da edição de 2024, escolhido pela Paróquia Imaculado Coração De Maria foi a Campanha da Fraternidade 2024: “Fraternidade e Amizade Social” e o lema: “Vós todos sois irmãos e irmãs” (Mc 23,8). Segundo a organização, a intenção é preparar os fiéis para a festa da páscoa – principal celebração do calendário litúrgico. Após a caminhada foi ofertado um café da manhã e, logo em seguida, celebrada a Santa Missa.

“Foi um momento muito importante para nossa paróquia onde, pela Caminhada Penitencial, vivemos com profundidade esse deserto da Quarema na qual iniciou-se no primeiro domingo deste tempo litúrgico (dia 18 de fevereiro), quando o evangelho nos falava desse deserto. Foi um momento muito importante, só temos que agradecer a Deus!” Concluiu padre Bruno.

● Caminhada

A caminhada acontece no período da Quaresma. A Quaresma começa na quarta-feira de cinzas, que, neste ano, ocorreu no dia 14 de fevereiro, e vai até a Semana Santa.

Este é o período que antecede a maior festa do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no domingo de Páscoa. O período é reservado para a reflexão e a conversão espiritual.