• 19 de Setembro de 2024

Paróquia de Muqui celebra Festa do Lavrador

O fruto da terra foi comemorado na comunidade de São Domingos, Paróquia São João Batista, em Muqui, neste domingo, 28 de julho. Uma missa em agradecimento pela colheita foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Luiz Fernando Lisboa CP e deu início as celebrações da Festa do Lavrador 2024.

“Queremos dar graças à Deus por tudo que (Ele) já nos deu e permitiu, graças por todas as conquistas que tivemos, graças pela água, plantas e animais. Darmos graças pela sua última criação que somos nós: seres humanos. Deus nos colocou para desfrutarmos de sua criação, não para dominar. Precisamos entender isso porque quando dominamos, sujamos a criação de Deus, pois à destruímos”, explicou o bispo em sua homilia.

Instaurada pelo frei Pedro Olavo (Frei Pedrinho), a tradição começou há 31 anos após o religioso conhecer a festa em Franca e, junto com da Pastoral da Juventude, promover a primeira edição do evento. “É um momento para nós agradecermos a Deus pela chuva que faz brotar o fruto da terra que nos sustenta. É também um momento para homenagear e valorizar o trabalhador rural”, diz Ana Elde da Silva, uma das organizadora. Ana Elde reforça ainda que “a cada festa um tema é abordado em prol dos lavradores, produtores rural e cuidado com a casa comum”.

Moradores das diversas comunidades que compõem a paróquia São João Batista e São José (Mimoso do Sul) participam da festa. Os padre Gracione Augusto Alves (Coordenador da Área Pastoral Vales do Café) e Sebastião Lopes também participaram da festa que reuniu cerca de 1,5 mil fiéis. Após a missa, aconteceu a tradicional confraternização com um almoço comunitário.

“Adultos, jovens e crianças presentes e nada de lixo no chão. Deste o início, buscamos conscientizar para o cuidado zelo pela mãe natureza. Foi uma tarde recheada de sorteios, muita música e claro, momento das trocas dos banners entre as comunidades irmãs”.

Fotos: