• 19 de Setembro de 2024

Missa com centenas de fiéis encerra Festa da Penha em Castelo

As celebrações em honra a Nossa Senhora da Penha chegaram ao fim nesta quinta-feira, dia de Assunção de Maria. O novenário teve início na terça-feira, 06 de agosto, e o término na quarta-feira, dia 14. Durante os nove dias de festa, mais de 10 missas foram celebradas e todas as Comunidades fizeram-se presentes.

Neste dia 15 de agosto, às 8h00, a solenidade iniciou-se a procissão saindo da Igreja Matriz em direção ao Centro de Eventos “Cícero Corrêa de Lima Filho” (Castelão) onde centenas de fiéis uniram-se em oração para celebrar a padroeira dos castelenses.

A Santa Missa foi presidida pelo Bispo Diocesano de Cachoeiro de Itapemirim, Dom Luiz Fernando Lisboa e concelebrada pelos Frades Agostinianos Recoletos: o pároco, Frei Antônio Rabanal Bueno e os vigários, FreiJosé Luiz Rodrigues de Oliveira e Frei Rhuam Ferreira Rodrigues de Almeida estando presente também os Sacerdotes das Paróquias da Região Pastoral Serrana, além dos Diáconos.

Uma estrutura foi montada especialmente para a celebração, com palco e iluminação e som. Como tradicionalmente acontece, a imagem de Nossa Senhora da Penha chegou ao local carregada por fiéis e depois posicionada no palco.

O Evangelho de Mateus 18,21-19,1, foi a base da homilia. Dom Luiz iniciou a homilia lembrando que celebrar a festa de Maria é reverenciar Jesus, “Maria abrigou, no seu ventre, o salvador da humanidade e nunca se colocou como o centro. Nós reverenciamos e coroamos Nossa Senhora, mas sabemos que ela é Maria de Nazaré, lá dos confins do mundo, de uma aldeia pequena e sem importância, porque Deus escolhe quem ele quer”.

“Maria se identifica com seus filhos, em todas as partes do mundo, Nossa Senhora assume as feições do seu povo, a cultura local, porque Maria é aquela mãe intercessora, aquela mãe que pede, roga à Deus por nós e quer estar perto dos filhos”, afirmou.

“Deus não coroou Maria, nós a coroamos”, continuou Dom Luiz, acrescentando: “Ela demonstra e revela a todos, por meio de suas palavras e atitudes, a bondade e a face misericordiosa do Pai, colocando-se ao lado dos pecadores e sofredores com mãe intercessora.”

Ao final da Celebração Eucarística os paroquianos prestaram uma bela homenagem à Padroeira entregando-lhe símbolos importantes para a vida pastoral, coroando a imagem de Nossa Senhora da Penha. Também foi homenageado o Missionário Orly Côco que após um ano de atividades missionárias em todas as 50 comunidades, encerrou-se oficialmente as “Santas Missões populares Agostiniano Recoletas”.

Tomando a palavra, o Pároco, Frei Antonio Rabanal Bueno, agradeceu aos presentes enfatizando a presença em massa das Comunidades urbanas e do interior bem como as equipes que trabalharam para a organização dos dias de novena e festa.

Após a benção final, aconteceu o Evangelizashow com Frei Zeca e um delicioso almoço foi servido aos presentes num clima de confraternização e alegria.

Fotos: