• 19 de Setembro de 2024

Paróquia de Cachoeiro celebra Nossa Senhora da Penha

A Paróquia Nossa Senhora da Penha, do bairro BNH, em Cachoeiro de Itapemirim, entre os dias 09 à 18 de agosto promoveu momentos de Fé e devoção à sua padroeira, que também é a padroeira do Estado do Espírito Santo.

Durante os dez dias de programação foram celebradas missas presididas por padres convidados onde contemplaram as Alegrias De Nossa Senhora. Na ocasião, os fiéis puderam se unir em oração e acompanhar toda a festividade que também foi transmitida pelos canais de comunicação da paróquia e Rádio Diocesana 95,7.

A missa de encerramento aconteceu neste domingo, 18, às 16h, e foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Luiz Fernando Lisboa CP, e concelebrada pelos padres Enildo Genésio de Souza (pároco), e Alci Monteiro Dias (administrador paroquial). A cerimônia religiosa foi auxiliada pelos diáconos José Antônio G. Castanhi, Marcello Pauline e Zenilton Falcon Freitas.

Em sua homilia, Dom Luiz explicou que a Virgem da Penha possui muitos nomes, mas dedicados a uma única pessoa: a Virgem, mãe de Deus.

“Hoje celebramos nossa Senhora da Assunção e qual o significado dessa festa para nós?” Questionou o bispo, respondendo: “Quando celebramos qualquer festa mariana, celebramos Maria, a mãe de Jesus, com todos seus nomes, seus títulos dados à ela pelo povo, com o reconhecimento de países em que, por muita vezes, ela expressa a própria cultura local, mas em todos essas festas é sempre da mesma mulher que lembramos. Se olharmos as muitas festas de Maria, nós reconhecemos a grandeza dessa mulher que se fez pequena aos olhos dos homens, mas grandiosa diante do mistério nela revelado por Deus”, afirmou o bispo.

Logo após o encerramento da solenidade, animada pela juventude paroquial, foi realizada uma homenagem onde ao som da música “Coroação de Nossa Senhora” de Adriana Arydes, a assembleia paroquial foi coberta pelo manto de Nossa Senhora, representado por um longo tecido branco. No altar, a imagem de Nossa Senhora da Penha, foi coberta por uma chuva de pétalas seguida de uma coroação ao cântico de “a coroa é prova de quem soube amar e pra ver teu sorriso, colhemos pra ti chuva de pétalas”.

Após a cerimônia religiosa, foi servido um delicioso jantar aos presentes.

Fotos: