• 19 de Setembro de 2024

Orquestra Filarmônica da UFRGS fará homenagem a Dom Luiz Fernando Lisboa

Orquestra Filarmônica da UFRGS fará homenagem a Dom Luiz Fernando Lisboa

Com o tema “Brasil e Moçambique: desafios e solidariedades”, a Conferência organizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, ocorrerá nesta quarta-feira, 21 de agosto, a partir das 10h30, no Salão dos Atos 2, em Porto Alegre. A programação tem o apoio de outras instituições de ensino e homenageará o bispo diocesano de Cachoeiro de Itapemirim, Dom Luiz Fernando Lisboa CP.

A Orquestra Filarmônica UFRGS apresentará, às 19 horas, “Orera Nrima: Concerto para um homem gentil”, sob a regência do maestro Carlos Völker-Fecher. O conserto é uma homenagem à Dom Luiz. O nome do concerto vem do idioma Emakhuwa, a língua mais falada em Cabo Delgado, província de Moçambique (onde Dom Luiz foi missionário por quase duas décadas), e significa homem bom e generoso.

O programa incluirá obras de: Vasily Kalinnikov, “Serenata para orquestra de cordas”; Friedrich Robert Volkmann, “Serenata para orquestra de cordas em FáM, Op. 63” (estreia brasileira); Felix Mendelssohn Bartholdy, “Sinfonia n° 1 em DóM para orquestra de cordas”; Henrique Coe, “The Assumption, para orquestra de cordas”; Ernani Aguiar, “Música para cordas”.

Para assistir à apresentação, basta clicar AQUI.

Dom Luiz Fernando Lisboa

Dom Luiz Fernando Lisboa (1955 – Marques de Valença, Rio de Janeiro) é um arcebispo brasileiro que esteve por quase 20 anos em Pemba, capital da província de Cabo Delgado, em Moçambique, primeiro como missionário e depois como bispo. Com uma atuação marcada por denúncias pela vida e pela dignidade humana, Dom Luiz se tornou um mediador, destacando a resiliência do povo moçambicano em meio à guerra.

O concerto retrata sua trajetória e expressa gentileza, firmeza e fraternidade, encapsulando os zigue-zagues da vida humana e a universalidade da música como linguagem de afeto. Em 2021, retornou ao Brasil ao ser nomeado pelo Papa Francisco para a diocese de Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo. No mesmo ato, o Santo Padre também lhe concedeu o título de arcebispo.

Sobre o regente

O regente Carlos Völker-Fecher iniciou sua formação com violão clássico, seguido por estudos de regência. Teve uma carreira diversificada, atuando como cantor, assistente de direção musical, arranjador e maestro. Sua dedicação à pesquisa musical e sua contribuição para coros e orquestras foram notáveis. Concluiu o mestrado e o doutorado, focando em obras brasileiras e tradições litúrgicas. Atualmente, é professor de regência na UFRGS, coordenando programas de extensão musical e dirigindo a orquestra filarmônica da Universidade.

Serviço:

O quê: Conferência “Brasil e Moçambique: desafios e solidariedades”

Quando: 21 de agosto (quarta-feira)

Hora: 19h (Início)

Onde: Salão de Atos ou pelo YouTube

Fonte: Diocese de Cachoeiro

Relacionados

Login