• 26 de Setembro de 2024

Casais celebram o amor em casamento comunitário em Cachoeiro

Escolher um vestido de noiva, se arrumar com maquiagem e penteado, poder entrar em uma cerimônia com local decorado, com um bonito buquê de flores está entre os sonhos mais comuns das mulheres. Mas os custos de um casamento muitas vezes dificultam a concretização dessas expectativas.

No último fim de semana vinte mulheres, com idades entre 23 a 72 anos, puderam realizar esse sonho ao participarem de um casamento comunitário, realizado na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Cachoeiro de Itapemirim.

A cerimônia religiosa aconteceu no último sábado, 21 de setembro, na Comunidade Matriz, no bairro IBC, sacramentando dezesseis casais que, aos seus companheiros, disseram seu “sim” em uma bela cerimônia presidida pelo pároco, padre Evaldo Praça Ferreira. No domingo, 22, quatro casais também receberam o sacramento na Comunidade Cristo Rei, em Santa Tereza, na zona rural da cidade.

Nas duas celebrações, os noivos percorreram os belos corredores centrais até os altares, cuidadosamente decorados ao som de uma melodia definida pelos próprios noivos. Os casais entraram, um a um.

Rosilene Vieira e Fabio Batista foram os primeiros a se posicionarem no tapete vermelho que dava acesso ao altar na Comunidade Cristo Rei. Momento especial na vida do casal, que esperaram 21 anos pela cerimônia. “Foi uma surpresa maravilhosa, muito emocionante mesmo. Não consigo explicar, em palavras, o que senti quando entrei naquela Igreja, mas foi um momento que nunca vou esquecer. Hoje meu casamento é muito mais abençoado”, expressou Rosilene.

Toda a organização, que durou cerca de 8 meses, foi realizada pela Pastoral Familiar Paroquial, do espaço para fotos ao coquetel oferecido aos noivos, passando por toda decoração, inclusive na área da cerimônia.

“Foi tudo doação e, graças a Deus, nossos apoiadores foram generosos. Na sexta-feira, 20, preparamos um jantar aos casais e, na ocasião, agradeci aos colaboradores pela confiança. O casamento é algo muito sonhado pelas mulheres e, por isso, naturalmente, elas têm muitos desejos e, quando falamos em algo comunitário, cria-se o receio de não atingirmos todas as suas expectativas, por isso, fomos muito abertos com as noivas e, felizmente, conseguimos realizar o casamento como sonhavam”, comemoraram os Coordenadores Paroquiais da Pastoral Familiar, Gilliane Ipólito Souza e Hetore Bernardo Souza.

O evento foi acompanhado por muitos moradores da cidade, amigos e familiares dos casais. Após a cerimônia, os noivos puderam receber os convidados para uma confraternização com música “ao vivo” e um bolo de casamento.

“A maioria desses casais já moravam juntos, mas ainda não haviam sacramentado sua união. Eles desejavam, por exemplo, servir na Igreja, batizar seus filhos e, com o matrimônio, esses sonhos também serão realizados”.