• 25 de Setembro de 2024

Encontrões de Círculos Bíblicos encerram o Mês da Bíblia na Diocese de Cachoeiro

Encontrões de Círculos Bíblicos encerram o Mês da Bíblia na Diocese de Cachoeiro

O mês de setembro, reconhecido pela Igreja no Brasil como o mês da Bíblia, está terminando. E para marcar o seu encerramento, as Áreas Pastorais da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, se reuniram no último domingo, 22 de setembro, em diversos municípios do sul do Espírito Santo, para realização dos ‘Encontrões de Círculos Bíblicos’ nas Áreas Pastorais. Os encontros aconteceram nos municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Alegre, Muniz Freire, São José do Calçado e Vargem Alta.

Encontrão Área Pastoral Cachoeiro

Em Cachoeiro de Itapemirim, cerca de mil e quatrocentas pessoas participaram do ‘Encontrão’ que reuniu representantes de todas as paróquias no Parque de Exposição da cidade. O evento contou com a presença do Vigário Episcopal para Ação Pastoral da Diocese de Cachoeiro, padre João Batista Maroni.

“A experiência tem nos mostrado que o Círculo Bíblico tem que estar plantado nas comunidades, seja ela uma comunidade missionária, uma comunidade de base, mas uma comunidade de Igreja, uma comunidade eclesial. O círculo não pode existir sem essa raiz, por isso, estamos aqui”, afirmou Maroni. O encerramento aconteceu com a Santa Missa, presidida pelo padre Enildo Genésio de Souza, coordenador da Área Pastoral Cachoeiro, e concelebrada por diversos padres região.

Na Área Pastoral Vales do Caparaó, quatrocentos e vinte pessoas representaram as paróquias Nossa Senhora da Penha (Alegre); Nossa Senhora de Lourdes (Celina); Nossa Senhora das Dores (Dores do Rio Preto); Sagrado Coração de Jesus (Divino de São Lourenço e Ibitirama); São Miguel Arcanjo (Guaçuí) e Nossa Senhora Auxiliadora (Jerônimo Monteiro).

Encontrão Área Pastoral Vales do Caparaó

O encontro aconteceu no Instituto Federal do Espírito Santo – IFES em Rive, distrito de Alegre, e destacou a importância dos Círculos Bíblicos nas comunidades, onde muitas foram fundadas por meio dessa prática. Durante o encontro, foi enfatizada como a Palavra deve ser o centro da vida dos cristãos e de sua caminhada de fé.

Como gesto concreto, os fiéis realizaram uma ação que já ocorre na paróquia de Jerônimo Monteiro. Chamada “Caminho da Esperança”, a iniciativa busca o plantio de árvores e, na ocasião, cada paróquia teve a oportunidade de plantar uma árvore no IFES, simbolizando o compromisso com a esperança e a renovação. “Foi um encontro de muito aprendizado e aprofundamento da Fé”, expressou, por nota, a Pastoral da Comunicação da Paróquia Nossa Senhora da Penha.

Reunindo mais de mil seiscentos e cinquenta fiéis, a Área Pastoral Montanhas do Caparaó, formada pelas paróquias: Nossa Senhora do Rosário (Ibatiba); Nosso Senhor Jesus Cristo Luz dos Povos (Irupi); Nossa Senhora Mãe dos Homens (Iúna); Divino Espírito Santo (Muniz Freire); Imaculado Coração de Maria (Piaçú) e São Paulo Apóstolo (Pequiá), realizou seu encontro no Parque de Exposições de Muniz Freire.

Área Pastoral Montanhas do Caparaó

A concentração aconteceu na rodoviária da cidade. “Cada paróquia recebeu bandeirinhas coloridas como forma de animação e identificação. Durante nossa chegada ao Parque de Exposições, foi servido um delicioso café da manhã e, logo após, demos início a abertura do ‘Encontrão” com a oração inicial conduzida pelo padre Thiago Malanquini”, explicou o coordenador da Área Pastoral Montanhas do Caparaó, padre Fabio Lima.

O encontro contou com apresentações organizadas pelas paroquias que, através de teatro, música e declarações, apresentaram o surgimento dos Círculos Bíblicos e sua atual composição nas paróquias.

“Após esse momento de apresentação, seguimos nossa programação sobre a contextualização, história e mensagem do livro de Ezequiel e, na sequência, eu conduzi um momento da Leitura Orante da Palavra de Deus. Após o almoço, tivemos uma bonita partilha com a juventude sobre a importância dos Círculos Bíblicos para os jovens”, explicou padre Fabio.

Como gesto concreto, cada paróquia assumiu o compromisso de formar, em suas cidades, mais um grupo de Círculo Bíblico. O encerramento foi com a Santa Missa.

Na Área Pastoral ABC, o encontro reuniu duzentas e quatro pessoas e aconteceu na Igreja Matriz de São José do calçado. A mobilização reuniu as paróquias: Senhora Sant’Ana

Área Pastoral ABC

(Apiacá); São Geraldo Magela (Bom Jesus do Norte) e São José (São José do Calçado).

A atividade teve início com a Santa Missa presidida pelo pároco local, padre Antônio Valdeir de Queiroz e concelebrada por presbíteros da região. Como foco na espiritualidade, os fiéis vivenciaram momentos de estudo e aprofundamento bíblico-catequético sobre o livro de Ezequiel. As atividades foram coordenadas pelo padre Roberto José Gonçalves (padre Beto), pároco de Apiacá e, logo após, as paróquias se dividiram em grupos.

“Esses grupos fizeram um estudo e montaram um panorama dos Círculos Bíblicos em sua cidade. Eles levantaram informações como: os principais desvios, seu impacto pastoral e, com base nisso, propuseram iniciativas para ampliar e reavivar esses grupos”, explicou padre Antônio Valdeir.

Em Vargem Alta, o ‘Encontrão de Círculos Bíblicos’ da Área Pastoral das Rochas reuniu as paróquias: Sagrada Família (Soturno); São João Batista (Jaciguá), Nossa Senhora de Guadalupe (Vargem Alta) e Nossa Senhora Aparecida (Itaóca Pedra). Aproximadamente mil fiéis estiveram presentes. O evento começou na Igreja Matriz de Vargem Alta. Em procissão, os católicos caminharam até o Parque de Exposições da cidade onde vivenciaram momentos de oração, formação e animação pastoral.

Durante o mês de setembro os ‘Encontrões de Círculos Bíblicos’ também ocorreram na Área Pastoral Litorânea, reunindo aproximadamente oitocentas pessoas, na Paróquia Nossa Senhora da Penha de Castelo, com a participação de oitenta fiéis, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Conceição de Castelo, com quarenta representantes e na Paróquia São Pedro Apóstolo de Venda Nova, onde trinta e oito pessoas participaram. No total, mais de 5,7 mil fiéis participaram dos encontros.

Fonte: Diocese de Cachoeiro

Relacionados

Login