• 27 de Setembro de 2024

Centro Cultural Missionário dá início à 126ª edição do curso de formação cultural para missionários estrangeiros

Teve início, na última semana a 126ª edição do curso do Centro de Formação Intercultural (Cenfi) promovido pelo Centro Cultural Missionário (CCM). De 19 de setembro a 13 de dezembro de 2024, 24 missionárias e missionários de 11 nacionalidades farão uma intensa preparação para atuar no Brasil, aprendendo o idioma e aspectos socioculturais do país.

Os missionários da 126ª edição do Cenfi são oriundos dos seguites países: Filipinas, Índia, Burkina Faso, Nigéria, Uganda, República Democrática do Congo, Vietnã, Indonésia, Haiti, Quênia e Alemanha. Para o segundo módulo do curso, se juntarão à turma mais quatro missionários: um da Índia, um da Itália e dois da República dos Camarões.

Com a proposta de iniciar e inserir os missionários na missão no Brasil, além de promover o aprendizado da Língua Portuguesa, o curso compreende três áreas integradas: a vida comunitária; a introdução à sociedade brasileira e a caminhada da Igreja no Brasil; e o ensino sistemático do idioma.

Sobre a vida comunitária, o CCM ressalta que essa área proporciona um intercâmbio entre os participantes, vindos de diferentes países, culturas e igrejas, e uma adaptação à vida no Brasil através de relações fraternas.

Com isso, a programação do curso coloca em evidência momentos de oração e celebração comunitárias preparadas pelos próprios cursistas, bem como vivências e partilhas de vida.

Outras atividades também são desenvolvidas nos três meses de curso, como experiências missionárias em paróquias, festa brasileira com apresentação de elementos da cultura do Brasil e festa dos continentes com apresentação da cultura e realidade dos próprios cursistas, em língua portuguesa, palestras sobre as diversas dimensões que fazem parte da vida e do contínuo processo de formação do povo brasileiro e o modo como a Igreja no Brasil está organizada.

A abertura do curso foi com a Missa, na última quinta-feira, presidida pelo subsecretário adjunto-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Leandro Megeto.

Fotos: Inês Silva/CCM
Por Luiz Lopes Jr