• 27 de Setembro de 2024

Distribuir doces no dia de São Cosme e São Damião é uma tradição católica?

É uma tradição brasileira distribuir doces em honra a São Cosme e São Damião. Mas é uma prática católica? Antes de respondermos, é necessário conhecer os santos.

São Cosme e São Damião, eram irmãos na fé. Tornaram-se médicos muito famosos também por sua caridade. Levavam a cura do corpo e da alma, fazendo com que seus pacientes conhecessem Jesus e abandonassem os deuses romanos.

“Tornou-se muito conhecido o episódio de uma mulher hemorroíssa, chamada Paládia, que para agradecer a sua cura, deu três ovos aos dois irmãos. Eles não quiseram aceitar. Mas ela insistiu que, em nome de Cristo, aceitassem. Damião aceitou os ovos. Mas Cosme não concordou com essa atitude,” lembrou o Vigário Episcopal para Ação Pastoral da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, padre João Batista Maroni.

Como médicos, ajudavam na conversão dos seus pacientes ao cristianismo, por isso, foram perseguidos pelo Imperador Deocleciano, que odiava os cristãos. Os gêmeos não negaram a sua fé e foram brutalmente martirizados.

“O culto deles começou na Itália, estendendo-se mais tarde por muitas partes do mundo”, completou Maroni.

Mas a distribuição de doces é uma prática católica? “A Igreja Católica não distribui doces no dia 26 de setembro. Nesta data, celebra-se apenas a memória litúrgica dos mártires Cosme e Damião. Já no dia 27, a igreja celebra a memória litúrgica de São Vicente de Paulo, defensor da justiça, dos pobres e da paz”, afirma o Monsenhor Dalton Meneses de Penedo explicando que “o santo francês fundou a ordem vicentina e inspirou incontáveis obras assistenciais espalhadas por todo o mundo”.