• 27 de Setembro de 2024

CNBB realiza Seminário Nacional de Campanhas sobre a CF 2025 em Brasília

O Setor de Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está promovendo, entre os dias 26 e 29 de setembro, o Seminário Nacional de Campanhas, que ocorre na Casa Dom Luciano, em Brasília (DF). O evento tem como objetivo a formação dos articuladores para a Campanha da Fraternidade (CF) 2025, cujo tema será “Fraternidade e Ecologia Integral”, e o lema bíblico “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1, 31).

Com a participação de representantes dos 19 regionais da CNBB, o Seminário oferece uma série de palestras e atividades formativas, focadas no aprofundamento do tema e na preparação das ações de implementação da CF 2025 nas diversas realidades diocesanas. Além disso, o encontro conta com a presença de comunicadores de rádios e televisões de inspiração católica, agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom Brasil) e membros de entidades ligadas à CNBB.

Padre Jean Poul Hansen, secretário executivo de Campanhas da CNBB

O padre Jean Poul Hansen, secretário executivo de Campanhas da CNBB, destaca a importância deste seminário para o planejamento das campanhas nos próximos anos. Segundo ele, os participantes terão a oportunidade de refletir sobre o texto-base da CF 2025 e discutir as melhores estratégias de aplicação da Campanha.

“A Campanha da Fraternidade de 2025, para a qual nós estamos preparando com esse seminário é um convite à nossa conversão. Se nós não mudarmos, o planeta não muda, então essa é a proposta. O objetivo do Seminário é formar os multiplicadores para a Campanha da Fraternidade do ano que vem, então nós queremos formar aqueles que vão propor essa conversão na Quaresma do ano que vem.”

Temas e lançamentos importantes

Padre Josafá Siqueira, vigário episcopal de meio ambiente e sustentabilidade na arquidiocese do Rio de Janeiro

Ao longo dos quatro dias de programação, o evento será dividido em três pilares: Ver, Iluminar e Agir. A abordagem começa com a análise da crise socioambiental atual, seguida por reflexões sobre a sabedoria dos povos e a mobilização em torno da conversão ecológica. Palestrantes como o padre Josafá Siqueira, vigário episcopal de meio ambiente e sustentabilidade na arquidiocese do Rio de Janeiro, Moema Miranda e Márcia Oliveira, serão alguns dos responsáveis por conduzir as sessões temáticas, oferecendo perspectivas sobre o cuidado com a Casa Comum e a Ecologia Integral.

“A parte do ‘ver’ é muito interessante porque começa mostrando um atributo divino fundamental, que é a bondade. O lema da campanha nos lembra que Deus viu que tudo era bom. Primeiro, devemos ver a bondade do Criador e, a partir disso, refletir sobre a realidade que precisamos construir: uma ecologia integral em uma sociedade polarizada e fragilizada, e também resgatar nossa relação com Deus e o meio ambiente”, destaca o padre Josafá.

Nas noites do seminário, ocorrerão lançamentos importantes, como a 10ª edição da revista “Casa Comum”, realizada em parceria com a Ação Social Franciscana (SEFRAS), o Mutirão em Defesa da Casa Comum, e o curso on-line sobre a CF 2025, desenvolvido em colaboração com o Farol 1817, portal educacional da Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS).

“A parceria entre o Farol 1817 e a CNBB tem sido contínua. Em 2024, lançamos um curso especial para auxiliar as entidades interessadas em cadastrar projetos no Fundo Nacional de Solidariedade, com o objetivo de qualificar esses projetos e apresentar essa possibilidade para diversas entidades e organizações. Essa parceria se fortalece agora em setembro, com o lançamento do curso ‘Campanha da Fraternidade 2025’, que visa tornar as temáticas da campanha conhecidas e compreendidas por todo o povo de Deus, convidando todos a participar dessa formação”, explica a equipe do Farol 1817.

A programação inclui ainda momentos de celebração eucarística e plenárias de avaliação e conclusão dos debates.

O Seminário é uma oportunidade crucial para alinhar os esforços das dioceses brasileiras em torno da Campanha da Fraternidade 2025, cuja mensagem de preservação do meio ambiente e conversão ecológica é urgente e necessária. A expectativa é que as reflexões promovidas durante o evento fortaleçam o compromisso da Igreja com o cuidado da criação e inspirem uma atuação transformadora em todo o Brasil.

Acesse as fotos do Seminário (aqui).

Por Antônio Marcos. Fotos: Giany Costa

Fonte: CNBB