• 30 de Setembro de 2024

Bispo de Cachoeiro apresenta painel temático no Congresso da IAM

Neste domingo, 29, os participantes da Infância e Adolescência Missionária (IAM) chegaram cedinho no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho, em Aparecida, São Paulo, para o terceiro e último dia do Congresso Nacional da IAM. O evento tem como objetivo promover reflexões sobre o papel das crianças e adolescentes na missão evangelizadora da Igreja e conta com treze representantes da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

Ontem, durante o sábado, 28, foram apresentados painéis temáticos para aprofundar o tema. Dom Luiz Fernando Lisboa, bispo da diocese de Cachoeiro do Itapemirim e membro da Comissão Missionária da CNBB, abriu os trabalhos apresentando o primeiro painel, com o tema “Ide e convidai a todos para o banquete”. Em sua fala destacou que a missão é ida incansável rumo a toda a humanidade para convidar ao encontro e à comunhão com o Pai. “Deus, grande no amor e rico de misericórdia, está sempre em saída ao encontro de cada ser humano para chamar à felicidade do Seu Reino, apesar da indiferença e da recusa. Jesus, o Bom Pastor e enviado do Pai, andava à procura das ovelhas perdidas e das mais distantes. Antes e depois da ressurreição, disse aos seus discípulos: Ide!”, destacou Dom Luiz.

Em seguida, Pe. Antonio Niemiec, SsR, que foi secretário da Pontifícia União Missionária e atualmente é coordenador pedagógico do Centro Cultural Missionário (CCM), falou durante o segundo painel sobre o tema “POM, aberta à universalidade”. Em sua fala, lembrou os diversos documentos da Igreja sobre a animação missionária, e destacou o Documento 100 da CNBB, sobre a importância de sermos uma paróquia em saída. “Não pode haver diocese, comunidade/paróquia, grupo, pastoral, movimento, Congregação que não seja missionário. Se um grupo, pastoral, movimento esquece a missão, deixa de ser cristão”, lembrou Pe. Antonio.

Para encerrar a manhã, Ir. Patrícia Souza, MDS, apresentou o tema “Crianças e adolescentes sujeitos da missão”. Destacou a importância de ampliar os horizontes da missão junto às crianças e adolescentes na IAM. “Ser sujeito da missão é quem tem uma palavra para dizer. Que possamos nós também apresentar às nossas crianças um grande horizonte, não nos limitamos ao espaço da nossa paróquia, da nossa diocese, do nosso Brasil. Vamos abrir os horizontes para poder testemunhar e anunciar o Evangelho”, finalizou Patrícia.

Experiência de protagonismo da IAM
O encontro encerrou com a partilha das experiências missionárias realizadas pela IAM e protagonizadas pelas crianças e adolescentes. Foram apresentados os projetos IAM Sustentável, na Diocese de Toledo (PR), relatado por Emily, o Oratório Raio do Sol, da Diocese de Primavera do Leste (MT), apresentado pela jovem Ana Beatriz Fogli, e o testemunho do pequeno Antônio Elias, da Diocese da Bahia. A partilha foi coordenada pelo seminarista Vinícius Fazuline.

O congresso também contou com momentos de oração, oficinas práticas e testemunhos inspiradores, proporcionando um ambiente de aprendizado e troca de experiências. O evento está sendo uma oportunidade valiosa para fortalecer os laços entre os grupos de IAM e promover uma visão renovada sobre a atuação missionária das novas gerações.

Fotos:

Informações: pom.org.br