• 1 de Outubro de 2024

Dia da secretário(a) é celebrado em encontro da Diocese de Cachoeiro

A Diocese de Cachoeiro de Itapemirim promove nesta segunda-feira, 30 de setembro, o encontro de Secretárias(os). Celebrado anualmente pela instituição, o encontro de profissionais de secretariado que atuam nas paróquias e Cúria Diocesana teve como objetivo proporcionar um dia de reflexão, oração e de troca de experiências.

Na abertura, o Vigário Episcopal para Ação Pastoral, padre João Batista Maroni afirmou que o dia da secretária(o) deve ser celebrado em todos os dias do ano. “Devemos agradecer diariamente a vocês que nos ajudam no cotidiano”, afirmou. Ele agradeceu aos 84 profissionais presentes no encontro.

Maroni também falou sobre novo ‘organograma’ que, em breve, será homologado após sua ratificação pelo Conselho Pastoral Diocesano (CPD). Maria Luiza Cotta Zanardo, Litúrgica da Paróquia Nossa Senhora da Penha, em Castelo, falou das questões éticas e do cuidado de si e para com o outro, segundo ela, fundamentais para o desempenho da profissão.

“Para que uma secretaria(o) paroquial seja funcional, são muitos os fatores que devem ser somados, mas sem dúvidas, um dos principais é: a importância de ter uma secretária ou secretário eficiente. Afinal, quem não gosta de ser bem atendido, não é mesmo?! Por isso, a secretária ou secretário é de suma importância na construção do relacionamento da paróquia com seus fiéis. Na maioria da vez são vocês (secretários) que fazem o acompanhamento desde o primeiro contato, por isso, precisamos ser cuidadosos com o outro e, para oferecer o melhor de nós, também cuidarmos de nós mesmos”. Na ocasião, o Secretariado para Ações Canônicas também repassou indicações sobre os encaminhamentos de verificação de nulidade de casamentos.

Padre Enildo Genésio de Souza, diretor da Rádio Diocesana FM 95,7 e Gráfica Diocesana distribuiu inúmeros brindes e citou o apoio dos profissionais da área do secretariado na comunicação e na organização das tarefas.

Após o momento de formação, pela manhã, a confraternização continua nesta tarde, marcada por muita animação e integração entre as secretárias e secretários, que por trabalharem em cidades distintas pouco se veem ao longo do ano e encontram justamente neste dia a oportunidade de reunirem-se no mesmo local para uma interação mais próxima. O encontro acontece na “Casa de Retiros Mãe da Igreja” em Jerônimo Monteiro, e além de um delicioso churrasco, os participantes também desfrutam de música ao vivo e piscina.

“Os secretários estão na linha de frente das paróquias. Todos os encaminhamentos pastorais diocesanos e encaminhamentos canônicos passam pelos secretários. Essa é a importância desses profissionais que congregam de uma relevância teológica, eclesial e pastoral,”explica Maroni.

Fotos: