• 1 de Outubro de 2024

Guaçuí celebra São Miguel Arcanjo

Católicos de Guaçuí celebraram neste domingo, 29 de setembro, o dia do padroeiro São Miguel Arcanjo. Na tradição católica, São Miguel é invocado como o protetor dos fiéis e o comandante das legiões celestiais contra as forças do mal.

A festa começou no dia 20 de setembro, com o primeiro dia da novena. “Mas a preparação teve início um dia antes, com uma noite de combate promovida pela Renovação Carismática Católica (RCC)”, explicou a Pastoral da Comunicação (Pascom), por nota.

Ao longo dos nove dias da novena, a festividade foi marcada por Missas presididas por diversos padres e religiosos da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, reunindo 29 Comunidades Eclesiais de Base. Como ação concreta, a cada dia, os fiéis doaram alimentos não perecíveis que serão doados às famílias assistidas pelo projeto Paz e Pão. No dia 24 de setembro, quinto dia da novena, Dom Juarez Delorto Secco, bispo da Diocese de Caratinga, em Minas Gerais, foi quem celebrou a Eucaristia.

“Nesses dias, uma exposição sobre São Miguel Arcanjo foi montada no salão paroquial apresentando, por meio de fotos e relatos, a construção da igreja matriz. A ação marcou as comemorações do centenário de sua edificação.”

No dia do padroeiro, as celebrações começaram às 5h com uma alvorada na qual, a Banda Lira Santa Cecília, animou as ruas da cidade com arranjos musicais. Às 7h, ocorreu uma Santa Missa presidida pelo padre Giovanni Geraldo Quites, pároco local. Às 9h, um passeio ciclístico foi realizado em honra ao Santo Protetor dos Filhos de Deus, seguido por uma procissão às 15h que percorreu principais ruas da cidade. A programação culminou com Celebração Solene na Matriz Paroquial, reunindo todas CEBs e presidida pelo Padre Antônio Tatagiba Vimercat, Vigário Paroquial da Paróquia São Pedro Apóstolo (Venda Nova do Imigrante) e representante dos presbíteros da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. A celebração contou ainda com a concelebração dos padres Giovanni Quites, Carlos Renato Carriço, Josimar Pirovani, Marcos Antônio, e Carlos Henrique Dias.

“Uma novidade deste ano foi a campanha das orquídeas, na qual 156 famílias contribuíram com doações das flores para a decoração da igreja. Posteriormente, as plantas foram abençoadas e entregues aos doadores”.

Além das missas e procissão, o dia de São Miguel Arcanjo contou com show do cantor Flavinho da Canção Nova e distribuição de caldos.

Fotos: