• 19 de Setembro de 2024

Palestra vai discutir saúde mental e bioenergética neste sábado (21), em Cachoeiro

O Centro Universitário São Camilo, em Cachoeiro de Itapemirim, vai abrir as portas para conversas sobre saúde mental e emocional no sábado, 21. Inscreva-se AQUI.

Das 15h às 17h, Antônio Tatagiba Vimercat, mais conhecido como Padre Tatagiba, referência na região quando o assunto é a busca do equilíbrio emocional, estará mobilizado para receber a população para uma conversa presencial, abordando a bioenergética, um método para estimular e liberar a força vital, explicando e esclarecendo temas sobre esta ciência que trabalha a conscientização e o corpo.

“O objetivo é conhecermos essa força que existe em nós e que, por vezes, não aprofundamos. Todos temos forças para administrar as dificuldades impostas na vida, mas por vezes, nos desenvolvemos olhando para fora e não para este lugar mais interno em nós, por isso, essa palestra será muito interessante”, afirma Tatagiba.

A iniciativa nomeada como “O Divino Terapeuta” aborda temas como ansiedade, depressão, transtornos, síndrome do pânico, e muitos outros assuntos que, com a integração entre espiritualidade e terapia, pode promover a cura e o crescimento espiritual.

“Nesta palestra vou usar técnicas e recursos que nos ajudarão a acessar essa força que existe em nós. O próprio Jesus quando se aproximava de alguém que necessitava de uma cura ele, primeiramente, questionava: Você deseja ser curado? Ou seja, ele primeiro ajudava a pessoa acessar o desejo interno pela cura”.

O objetivo, além de receber entusiastas da saúde mental, é combater o estigma e preconceito ainda presentes na sociedade, por meio da informação correta, com base científica e em modelos de intervenção testados e validados.

“Todas as pessoas são bem-vindas, estaremos presencialmente recebendo a todos, para explicarmos e esclarecermos as principais questões e dúvidas sobre saúde mental e bioenergética.

Padre Antônio Tatagiba

Nascido em Alegre, no Sul do Espírito Santo, Antônio Tatagiba Vimercat, é referência quando o assunto é o equilíbrio emocional. Professor universitário, palestrante e terapeuta, cuida das dores da alma e os seus reflexos na vida familiar, social e na saúde do corpo.

Aos 19 anos de idade, ainda estudante e morando em casa, Tatagiba decidiu ser padre e um ano depois foi para o Seminário Diocesano Santo Antônio, em Juiz de Fora, Minas Gerais. Em 1987 foi ordenado padre e já tinha na bagagem a formação em filosofia através da Universidade Federal daquela cidade.

Tatagiba retornou então para o Espírito Santo, mais propriamente para Cachoeiro de Itapemirim, onde assumiu a reitoria do Seminário e passou a ser professor de filosofia das faculdades Madre Gertrudes de São José e mais tarde, do Centro Universitário São Camilo.

Em 1990 buscou a compreensão da filosofia e teologia com foco no corpo humano com estudos na Europa. “Platão influenciou muito o pensamento ocidental que dissocia a alma do corpo. E não existe dissociação, pois o corpo é o lugar da manifestação da alma”, explica.

Logo que voltou para o Brasil, Tatagiba fez a formação em psicoterapia corporal em São Paulo baseado no pensamento de Freud,Reich e Lowen. “A base desse pensamento é quando a palavra não diz e aí os sintomas se instalam. Quando a boca cala, os órgãos gritam. É a psicossomatização. E o caminho da cura é a expressão das emoções”, relata. A formação em Análise Bioenergética foi no Instituto de Análise Bioenergética de São Paulo (IABSP) e ele é filiado ao Instituto Internacional de Análise Bioenergética (IIBA).

Esse período foi de seis anos, quando ele ia para São Paulo e voltava para o Espírito Santo, intercalando estudos com a sua atuação como professor. Nessa época, somava à sua atuação no Seminário e na Faculdade São Camilo, em Cachoeiro, aulas no Instituto de Filosofia e Teologia na Arquidiocese de Vitória.

E, para colocar na prática os seus estudos teóricos, posteriormente foi para os Estados Unidos fazer um treinamento na Clínica de Dr. Lowen. Foram duas temporadas: uma em 1998 e outra em 2001, fase que Tatagiba passou a fazer atendimentos. “Essas práticas me ajudaram muito a fundamentar as bases da psicoterapia corporal, uma vez que Lowen tinha sido paciente de Heich”, observa.

O Divino Terapeuta – 1ª edição
21/09/2024 – 15 às 17h
Local: Centro Universitário São Camilo (Rua São Camilo de Léllis, 01 – Paraíso, Cachoeiro de Itapemirim)
Para participar, basta se inscrever no site: ecoformacao.com

Divulgação

Reiteramos que a inscrição para “O Divino Terapeuta – 1ª edição”, NÃO é gratuita. O investimento pode ser conferido AQUI.