• 19 de Setembro de 2024

Paróquia Nosso Senhor dos Passos celebra a Unidade Paroquial, em Cachoeiro

A Paróquia Nosso senhor dos Passos (Matriz Velha), em Cachoeiro de Itapemirim, realizou sua tradicional Festa do Padroeiro, edição 2024. Centenas de fiéis, compareceram ao Centro Ensino Lauro Pinheiro (CELP), no sábado, 14 de setembro, para celebrar sua unidade paroquial.

A programação festiva teve início às 18 horas, com a “Carreata dos Passos”, saindo da comunidade Bom Pastor, no bairro São Luiz Gonzaga, passando pelas principais vias da região central e seguindo até a instituição de ensino, no bairro Independência. A Santa Missa foi presidida pelo pároco, padre José Carlos Ferreira da Silva e auxiliada pelos diáconos: Júnior Falqueto, Jocélio Luiz Paladine Veronez e José Maria Furtado.

Em sua homilia, José Carlos falou da celebração litúrgica daquele dia e seu simbolismo riquíssimo: “Hoje a Igreja celebra a Exaltação da Santa cruz e nós, paróquia Nosso Senhor do Passos, também celebramos nossa festa da unidade. Neste dia em que dedicamo-nos a olharmos de maneira mais carinhosa para os passos do senhor e, quando pensamos nesses passos, não estamos mentalizando o chão onde Cristo pisou, mas sim, seu projeto de vida. E para onde esse projeto levou Jesus?” Questionou o presbítero, respondendo: “O projeto de vida de Jesus o levou à cruz. Cristo morreu na cruz pelo projeto de amor e fidelidade de Deus Pai conosco”.

E continuou: “No Evangelho proposto para hoje (João 3:13-17), acompanhamos uma passagem que trata de uma conversa de Jesus com Nicodemos. Nicodemos era um fariseu, mas pelo que parece, uma pessoa respeitosa e que sabia conviver com as diferenças e, nesse texto, podemos notar três temas centrais para nós cristãos: Salvação, amor de Deus e a missão de Jesus”. Logo no primeiro texto já notamos a autoridade de Jesus no seu jeito de falar e, também, no seu jeito de viver. Isso é algo raro entre nós. Por vezes, falamos com autoridade, mas não vivemos o que falamos”, refletiu o sacerdote.

E finalizando convidou todos a renovar a fé e manter-se fiel aos passos de Deus: “Quando desviamos dos passos de Jesus, encontramos as serpentes venenosas. Sabem quais são essas serpentes nos tempos atuais? Fake news, mentiras, fofocas e tantas outras coisas que retiram nossa paz e nos conduz a um caminho que não é de Deus. Se não nos cuidarmos, podemos encontrar essas serpentes em nossas casas e quando elas chegam a invadir nossas casas, nossas cabeças já estão repletas delas. Portando, mantemo-nos firmes aos propósitos de Deus”.

No final da celebração aconteceu o Jantar Comunitário.

Fotos: