• 16 de Outubro de 2024

Freira carmelita renova seus votos para a vida religiosa em Cachoeiro

Neste fim de semana, aconteceu uma celebração especial na convento das monjas carmelitas, que fica em Soturno, distrito de Cachoeiro de Itapemirim. Foi a renovação da profissão religiosa da Irmã Miriam de Jesus Crucificado e do Imaculado Coração.

A jovem passou pelo período de noviciado e se comprometeu em viver radicalmente os votos de castidade, pobreza e obediência. Ela integra um grupo de 12 irmãs que vivem enclausuradas no Carmelo São José.

No mosteiro carmelita os três votos são feitos por três anos e depois renovados até a profissão solene e definitiva que, no caso da irmã Miriam, acontecerá no dia 12 de outubro de 2025.

Clausura:

As religiosas que moram no Carmelo escolheram viver na Clausura o mistério da vida contemplativa, na dedicação orante pela Igreja, aos sacerdotes e todo povo de Deus. “Não fazemos apostolado externo, mas nos dedicamos à interceder por todos”, explicou Irmã Maria Salete, Madre superiora.

O mosteiro foi fundado por quatro irmãs que vieram de Fortaleza. Elas seguem a vocação de Teresa, mulher que nasceu em Ávila, na Espanha, em 1515, e, aos 21 anos, escolheu a vida consagrada. Fundadora da ordem Carmelitas Descalças, ela foi a primeira entre as santas mulheres a receber o título de doutora da igreja, em 1970.

Hoje, as irmãs vivem uma vida de clausura desde que receberam o “hábito”, roupa que simboliza a veste de Nossa Senhora. O isolamento faz parte do sacrifício, por isso elas quase não são vistas nas ruas. As freiras, porém, não estão totalmente desligadas do mundo. Eles mantêm uma página no Instagram (clique aqui) onde interagem com as pessoas, atendem pedidos de oração, publicam horários de missas, entre outras informações.

Fotos: