• 3 de Outubro de 2024

Seminário de Iniciação à Vida Cristã para Presbíteros aprofunda temas relacionados à transmissão da fé na cultura atual

Seminário de Iniciação à Vida Cristã para Presbíteros aprofunda temas relacionados à transmissão da fé na cultura atual

Teve início no dia 1º de outubro e segue até o próximo dia 3, na Casa Dom Luciano, em Brasília (DF), o Seminário de Iniciação à Vida Cristã para Presbíteros, organizado pela Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB. Mais de 250 padres participaram da iniciativa que buscou aprofundar temas relacionados à transmissão da fé na cultura atual.

A celebração de abertura foi presidida pelo arcebispo de Santa Maria (RS) e presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética, dom Leomar Antônio Brustolin, que na sequência proferiu uma palestra na qual destacou os três elementos norteadores da reflexão sobre a atual evangelização: sinais dos tempos, conversão pastoral e missão.

Ao portal da CNBB, o arcebispo destacou que as grandes preocupações e oportunidades que se tem para a evangelização, especificamente na Iniciação à Vida Cristã, é um sinal de grande esperança. E que já é sabido a preocupação que a CNBB tem, na prática, com relação à catequese, às crianças, aos jovens e adultos.

“Como transmitir a fé para eles? Como garantir um pertencimento e um vínculo com a comunidade? Como testemunhar Jesus Cristo para não falar sobre Jesus, mas de Jesus a partir do meu testemunho?”, indaga dom Leomar.

Dom Leomar destacou que, no seminário, o clero tem se manifestado muito atento, interativo, interlocutor e procurando alargar as reflexões para que se possa encontrar caminhos.

“Estarmos juntos, rezarmos juntos e pensarmos juntos já é grande sinal de boa perspectiva. Hoje nós temos certeza de que algo novo precisa ser feito na evangelização e as novas diretrizes vão nessa direção. A Iniciação à Vida Cristã não pode ser vista de forma desconectada com as questões relativas às Diretrizes”, pontuou.

ABC da Iniciação à Vida Cristã

Responsável pela conferência sobre o “ABC da Iniciação à Vida Cristã”, o assessor da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética, padre Wagner Carvalho, fez com que os participantes refletissem sobre terminologias e momentos celebrativos.

Dividida em três partes, o estudo se propôs, primeiro, a definir a natureza da iniciação e justificar o motivo para que a Igreja escolha como itinerário a formação do discípulo missionário. A segunda parte se concentrou na definição dos conceitos e, por último, destacou os desafios e oportunidades daquilo que está se falando na iniciação.

“A palestra tinha como objetivo também pensar em quais momentos o presbítero e a iniciação se tocam, para que não parta daquela iniciativa de dizer como eu devo fazer, mas antes entender esse fazer. E agora entendendo, eu posso fazer de modo consciente. A avaliação foi muito positiva, a participação deles e o interesse também nesse momento”, destacou o padre Wagner.

Querigma

Mariana Venâncio, assessora da Comissão. Foto: Giany Costa

Mariana Venâncio, também assessora da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, proferiu no segundo dia de Seminário uma conferência sobre o “Querigma”, no qual destacou o seu significado, finalidade, pressupostos, decorrências e, ainda, como anunciá-lo.

“O anúncio querigmático é, na verdade, o centro da fé cristã, como o Diretório para a Catequese diz, vai ao âmago da fé cristã e ao anúncio de Jesus Cristo. Não o anúncio intelectualizado, mas a proposição do encontro com a pessoa de Jesus Cristo. Essa proposição tem por finalidade gerar a adesão a Jesus e o desejo por progredir no discipulado”, diz.

Em entrevista ao portal da CNBB, Mariana salientou que aquele que acolhe o Querigma sente o amor do Pai, “sente-se envolvido por esse amor e sente então a necessidade de viver uma vida nova”. Por isso, segundo ela, abre-se a conversão e sente-se a necessidade da graça de Deus que se dá pelo Espírito Santo em comunidade.

“Refletimos hoje sobre esse anúncio querigmático e sobre o papel da comunidade cristã de assumir o anúncio querigmático e acompanhar aqueles que aderem a Jesus num caminho de aprofundamento do discipulado. Falamos muito também sobre a comunidade cristã e como ela se enriquece, cresce, tem futuro, a partir do anúncio querigmático, para que também os presbíteros, aqui participantes, consigam discernir o seu serviço específico nesse anúncio querigmático e como animar toda a comunidade a se envolver com essa missão”. finalizou.

Participantes

Padre Alexandre Alves Filho, da arquidiocese de Londrina (PR), está participando do encontro e destacou que a iniciativa vai facilitar para que todos entendam como abordar nas diversas realidades o anúncio de Jesus Cristo:

Padre Alexandre Alves Filho, da arquidiocese de Londrina (PR). Foto: Giany Costa

“É importante ter em consideração que o anúncio de Jesus Cristo hoje se tornou mais imperativo. As pessoas não conhecem mais o Senhor, então esse encontro aqui vai facilitar para que a gente entenda como abordar nas diversas realidades onde estamos esse anúncio de Jesus Cristo. E também entender como ele procede e entender os seus métodos vai ser fundamental para que sejamos mais efetivos. Basta de amadorismo no anúncio de Jesus Cristo. É preciso tocar o coração das pessoas. É preciso chegar Jesus Cristo até elas”, partilhou.

Diácono Renan Paloschi Zanandrea. Foto: Giany Costa

Já o diácono Renan Paloschi Zanandrea, da diocese de Vacaria (RS), destacou que o Seminário traz a oportunidade de preparar os participantes para caminhar em comunhão com a Igreja no Brasil, em torno da Iniciação à Vida Cristã.

“Esse encontro nos ajuda a caminhar junto com a Igreja no Brasil, e ao mesmo tempo nos faz pensar naquilo que nós podemos e devemos aplicar na nossa diocese. Estamos a muitos quilômetros de Brasília, num contexto muito diferente, mas é interessante notar essa beleza que nós encontramos no Brasil todo, e aqui esse contato presencial com os presbíteros, com aqueles que já estão à frente nas suas dioceses e paróquias, nos ajuda a enriquecer também o nosso trabalho. É uma grande satisfação estar aqui hoje e ao mesmo tempo compartilhar essas experiências e trilhar esse caminho em torno da iniciação à vida cristã”, finalizou.

Mais fotos (aqui).

Por Larissa Carvalho. Fotos: Giany Costa

Fonte: CNBB

Relacionados

Login