• 3 de Outubro de 2024

Fiéis se reúnem no Carmelo Descalço São José para celebrar Santa Teresinha

Entre orações, agradecimentos e os pedidos por graças e pela “chuva de rosas”, fieis se reuniram no Carmelo Descalço São Jose, em Soturno, distrito de Cachoeiro de Itapemirim, para celebrar Santa Teresinha do menino Jesus e da Sagrada Face, monja da ordem religiosa, Doutora da Igreja e padroeira das missões. A solenidade da santa querida dos fiéis por seu testemunho de amor e entrega à Deus, reuniu dezenas de fiéis.

A missa, presidida por José Carlos Ferreira da Silva, Vigário Episcopal para Comunicação da Diocese de Cachoeiro, iniciou por volta das 19h30 e apresentou lotação dentro da capela e fora dela. A celebração foi marcada por profundas reflexões e homenagens. Em sua homilia, Padre José Carlos conta que a santa sempre buscou a simplicidade. Na pequenez fez escolhas e sempre seguiu por aquilo que ela sentia. “Jesus nos convida a uma vida de simplicidade e entrega, destacando que os mistérios do Reino são revelados aos ‘pequeninos’. Esse ensinamento encontra eco profundo na vida de Santa Teresinha do Menino Jesus, Doutora da Igreja, cuja espiritualidade da ‘pequena via’ nos mostra como viver essa passagem de maneira concreta”, disse.

“Santa Teresinha compreendeu que, para alcançar a santidade, não era necessário realizar grandes feitos, mas sim viver a vida cotidiana com amor e confiança, como uma criança nas mãos do Pai. Esse é o espírito que Jesus elogia no Evangelho: aqueles que, como os pequeninos, se abandonam completamente ao cuidado de Deus.”, complementou.

Ainda numa palavra de motivação sobre a simplicidade, Padre José Carlos soltou um conselho: “A verdadeira grandeza está em ser pequeno diante de Deus, em confiar como uma criança, em buscar o descanso em Jesus, especialmente nas horas de sofrimento e cansaço. Como ela mesma disse: ‘Tudo é graça’. O segredo da paz e do descanso que Jesus oferece está em entregar nossa vida nas mãos do Pai, assim como Teresinha fez ao longo de sua curta, mas intensa, caminhada de fé. Que possamos aprender com ela a viver essa confiança e entrega total, encontrando em Cristo o descanso para nossas almas.”.

Em devoção, os fiéis agradecem as bênçãos e graças alcançadas por meio das orações feitas para a santa. Como é o caso do André Fachetti, de 46 anos, que foi acompanhado família para a celebração eucarística que, para ele, ocorre em um espaço privilegiado. “Poder celebrar Santa Teresinha dentro de um Carmelo Descalço como temos a oportunidade de ter em Cachoeiro é uma riqueza! O Carmelo São José aqui é uma expressão da espiritualidade carmelitana, da qual Santa Teresinha é uma das filhas mais ilustres. Poder viver a festa da Doutora da Pequena Via, no dia dela, junto às Monjas do Carmelo e a todos os devotos de Teresa de Lisieux e aos amigos do Carmelo é algo muito especial”, disse.

Fotos:

Fotos: Farlei Bazoni