• 20 de Dezembro de 2024

Coral Santa Cecília apresentará concerto inédito nesta quinta-feira (12)

Coral Santa Cecília apresentará concerto inédito nesta quinta-feira (12)

O Coral Santa Cecília, que está completando 80 anos de fundação, apresentara um repertorio hoje, dia 12 de dezembro, às 19 horas, no Centro Cultural e Turístico de Venda Nova do Imigrante (Vila Betânea).

Quem está liderando essa missão é o maestro e produtor musical Inárley Carletti. “Vai ser uma grande surpresa. Ninguém imagina o que vai vivenciar ao comparecer ao espetáculo”. E, apesar de não poder revelar o que vai acontecer na noite de 12 de dezembro, Inárley adianta que o Coral vai apresentar um repertório completamente novo, que levará o público a viajar do clássico ao moderno. Queremos encantar de um modo geral e, principalmente, instigar o público jovem”

Inárley espera, a partir desse espetáculo, atrair jovens para se integrarem ao coral. E, é claro, várias personalidades que ajudaram ao Coral nessa caminhada de oito décadas serão homenageadas. “Temos que reverenciar os que estão nos pilares do Coral e, aos 80 anos, abrir as portas para a juventude vendanovense. É desse frescor que depende a continuidade do Coral. Temos projetos e vamos trabalhar ano que vem para fazer turnê pela Itália, pela Áustria e pela Eslováquia”.

Essa renovação tão necessária foi reconhecida pelo jovem coralista Alexandre. Quando Inárley foi contratado (via recursos do Sicoob Sul-Serrano) o presidente pediu a ele para mostrar que o Coral era capaz de cantar outras canções para em um segundo momento atrair novos integrantes, que não queriam cantar somente um repertório religioso.

O coral foi formado por ex-alunos das congregações religiosas como os Salesianos de Dom Bosco, os Marista, Agostinianos e do Verbo Divino e pelas ex-alunas das irmãs dos Santos Anjos, Maria Auxiliadora (Salesianas) dentre outras. O coral fez sua estreia na Missa do Galo em dezembro 1944, presidida pelo então pároco, Padre Cleto Caliman, SDB.

O Coral Santa Cecília é, segundo pesquisadores, o mais antigo em atividades ininterruptas, e seus integrantes são donos das vozes que cantam a história do Estado.

Informações:

Texto: Eduardo Bautz

Fonte: Diocese de Cachoeiro

Relacionados

Login