Bispo Diocesano se reúne com o Prefeito Theodorico de Assis Ferraço
O bispo diocesano, Dom Luiz Fernando Lisboa, CP, e os Vigários Episcopais padre João Batista Maroni (Ação Pastoral) e padre José Carlos Ferreira da Silva (Comunicação) receberam, em reunião, na manhã desta terça-feira, 25 de março, o prefeito Theodorico de Assis Ferraço e assessores. O encontro também reuniu a presidente da Cáritas Diocesana, Ana Claudia da Silva e os coordenadores do 16° Intereclesial das CEBs: padre Wosley Guimarães Pansini e Sirley Camiletti.
O bispo apresentou ao chefe do executivo cachoeirense o 16° Intereclesial, evento que reunirá milhares de pessoas em Cachoeiro de Itapemirim em 2027, promovendo debates, reflexões e ações voltadas para questões sociais, espirituais e pastorais. Para o encontro são esperados aproximadamente 4 mil membros da Igreja de todo o Brasil e da América Latina.
Dom Luiz também levantou algumas demandas ambientais e afirmou que cuidar da natureza e dos elementos pertencentes precisa ser encarado como um ato de responsabilidade de todos, principalmente das lideranças. O pedido de conscientização veio a partir de uma reflexão sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2025: Fraternidade e Ecologia Integral. Na ocasião, foi ressaltada a necessidade de políticas públicas alinhadas ao tema da Campanha da Fraternidade, buscando um maior compromisso do município com as demandas sociais levantadas pela Igreja.
O prelado também lembrou das instituições mantidas pela igreja católica que realizam um importante papel social em Cachoeiro de Itapemirim. Dom Luiz destacou a Casa de Passagem Madre Tereza de Calcutá, que atende pessoas com idade entre 18 e 59 anos, que se encontram nas mais variadas situações de abandono e necessidade e o Lar de Idosos João XXIII, instituição de longa permanência com atendimento integral, cujo público alvo são pessoas com idade a partir de 60 anos. Discutiu-se, na ocasião, a importância do diálogo contínuo entre Igreja e Poder Público para fortalecer essas iniciativas de assistência social e promoção da dignidade humana.
O chefe do executivo municipal também aproveitou para agradecer ao bispo pela contribuição das pastorais durante o período de enchente e na ação social do município.
Durante a reunião o prefeito e o religioso ainda falaram de assuntos variados, como rodovias, enchente e a Festa de São Pedro 2025.
Fotos
Fonte: Diocese de Cachoeiro