Em visita pastoral, Dom Luiz Fernando Lisboa confirma na fé os fiéis de Irupi

Dom Luiz Fernando Lisboa, CP, bispo diocesano de Cachoeiro de Itapemirim, realizou entre os dias 20 e 24 de março, sua visita pastoral à Paróquia Nosso Senhor Jesus Cristo Luz dos Povos, em Irupi, Região do Caparaó capixaba.
As visitas pastorais são um costume na Igreja desde os tempos apostólicos, quando os apóstolos passavam pelas várias comunidades fundadas, confirmando os irmãos na fé. Elas são previstas pelo Código de Direito Canônico, devendo ser feitas periodicamente pelo bispo diocesano e, em seu nome, pelos vigários episcopais.
Tais visitas também permitem ao bispo avaliar as estruturas e os instrumentos destinados ao serviço pastoral, dando-se conta das circunstâncias e dificuldades do trabalho de evangelização para poder melhor definir as prioridades da ação pastoral.
O Diretório para o Ministério Pastoral dos Bispos ressalta que a visita pastoral “é uma ocasião de reavivar as energias dos agentes evangelizadores, de louvá-los, encorajá-los e consolá-los, como também a oportunidade de chamar todos os fiéis à renovação da sua vida cristã e a uma atividade apostólica mais intensa”.
Esse mesmo documento acrescenta que a visita também permite ao Bispo “avaliar a eficiência das estruturas e dos instrumentos destinados ao serviço pastoral, dando-se conta das circunstâncias e dificuldades do trabalho de evangelização para poder definir melhor as prioridades e os meios da pastoral orgânica”. Além de se encontrar com as lideranças pastorais, o Arcebispo confere os livros de registros dos sacramentos e o livro do tombo da paróquia, que registra a história da comunidade paroquial.
Proximidade
Para o Frei Milton Gonçalves Rocha, CFP, Pároco, a visita pastoral foi um momento significativo para toda a comunidade. Segundo ele, a presença do bispo permitiu um maior conhecimento da realidade local, oferecendo “uma forma de acompanhar e, ao mesmo tempo, orientar e incentivar a dimensão evangelizadora da nossa Paróquia”.
O Pároco ressaltou que Dom Luiz teve a oportunidade de estreitar laços com os fiéis, escutando lideranças e visitando enfermos, o que fortaleceu seu vínculo com a comunidade. Ainda segundo o religioso da congregação Irmãos Pobres do Seráfico São Francisco, a convivência com o prelado também possibilitou esclarecimento de dúvidas e auxílio na administração pastoral: “Ele nos deu boas orientações sobre a dimensão administrativa, pastoral, na análise de toda essa estrutura que é a nossa Diocese, estrutura de Igreja”.
Como foi a programação
A visita foi iniciada na tarde de quinta-feira, 20 de março, com uma passagem no Centro de Assistência Social de Irupi e, logo depois, uma visita ao Centro de Convivência onde ocorrem atividades voltadas aos idosos, palestras e formações. Também na quinta-feira, Dom Luiz visitou a Comunidade Nossa Senhora Aparecida, onde encontrou-se com o Conselho Pastoral Comunitário (CPC) e membros da CEB. Em seguida, conheceu a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE/Irupi). Acompanhado do Pároco, o religioso conversou com os assistidos e seus familiares. Durante a noite, as 19h, Lisboa participou da Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Irupi onde conduziu momentos de oração e reflexão, ressaltando a necessidade de políticas públicas alinhadas ao tema da Campanha da Fraternidade e a ação social.
A sexta-feira, 21, começou com um café da manhã na sede do Executivo Municipal de Irupi. Lisboa foi acolhido pelo prefeito, Paulino Lourenço, pelo vice prefeito, Abercilio Machado e por secretários e funcionários da prefeitura. O prelado conheceu a realidade do município e agradeceu a acolhida. As 9h30 o religioso visitou a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), e o Pronto Atendimento Municipal (PA). O bispo dedicou-se a visitar os doentes, nos quais rezou, ministrou o sacramento da Unção dos Enfermos e levou a Sagrada Comunhão. Ainda pela manhã, visitou a CEB. Nossa Senhora das Graças onde se reuniu com membros dos Conselhos de Pastoral e de Assuntos Econômicos, conheceu os trabalhos pastorais e caritativos realizados pela comunidade e seus integrantes.
Também na sexta-feira, o bispo dedicou-se a visitar a CEB Santa Ana e a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Irupi, na ocasião, destacou a importância desse trabalho e acolheu as dificuldades enfrentadas pelos catadores. O religioso também visitou as CEBs. Santa Rosa de Lima, São Sebastião e São José Operário. As atividades pastorais foram encerradas com a Santa Missa na CEB Nossa Senhora da Penha, em Barra Santa Rosa.
No terceiro dia, no sábado, 22, Dom Luiz visitou os membros dos Conselhos de Pastoral e de Assuntos Econômicos, conheceu os trabalhos pastorais e caritativos realizados pela comunidade São Bento. Na ocasião, também deu algumas orientações e explicou a organização administrativa e pastoral da Diocese. Dom Luiz também visitou a CEB. Nossa Senhora da Penha, em Santa Cruz e realizou a visita às casas de paroquianos.
No Domingo, 23, o bispo diocesano participou de um café da manhã oferecido pela CEB. São Pedro, na localidade de Santa Teresinha. O prelado também participou da inauguração da nova capela do “Setor São Marcos” e conheceu a CEB. São José, em Córrego Fundo. Durante a noite, ministrou o sacramento do crisma na dona Maria Rosa. Aos 98 anos, a aposentada recebeu o sacramento em uma bela cerimônia cuidadosamente preparada pela Igreja Matriz.
No dia 24, o bispo visitou a Escola Bernardo Horta e a Creche Municipal, localizados na área de abrangência da Paróquia. Acompanhado do Pároco, o bispo conversou com os estudantes, conheceu as iniciativas da educação e se encontrou com profissionais da educação. O bispo teve reuniões com os membros dos Conselhos de Pastoral e de Assuntos Econômicos das CEBs Menino Jesus e Nossa Senhora da Penha. A visita pastoral foi concluída com um almoço comunitário em Córrego do Lage.
Fotos



Fonte: Diocese de Cachoeiro