• 5 de Abril de 2025

Dom Luiz Fernando Lisboa lança livro sobre suas experiências em Moçambique nesta terça (18)

Dom Luiz Fernando Lisboa lança livro sobre suas experiências em Moçambique nesta terça (18)

O Bispo da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, Dom Luiz Fernando Lisboa, lança nesta terça-feira, 18 de março, o livro “Memórias Missionárias em Cabo Delgado (2001-2021)”, publicado pela Edições CNBB, uma obra que explora um testemunho de fé e compromisso para com os mais pobres. O livro será lançado na Catedral de São Pedro, às 18h30, em Cachoeiro de Itapemirim.

Foto: Divulgação Edições CNBB

Com uma abordagem ampla e perspicaz, o livro narra suas experiências em Moçambique, denunciando as injustiças sofridas pelo povo de Cabo Delgado e trazendo à luz histórias de sofrimento e esperança. Com uma linguagem simples e profunda, o autor revela o rosto da Igreja que caminha com os marginalizados, enfrentando desafios e oferecendo consolo em meio à dor. Este livro desafia o leitor a sair de sua zona de conforto e abraçar a missão de ser solidário com os crucificados da história.

Trata-se de uma obra que traz reflexões sobre a realidade culturalmente muito bonita e com uma Igreja viva e jovem, mas num ambiente de muito sofrimento, contou dom Luiz, já que vive uma onda de violência e ataques à população de Cabo Delgado com essa insurgência islâmica que começou em 2017:

“Não só por causa da pobreza em si – e eu estava na região mais pobre que é a região norte -, mas estamos também enfrentando uma guerra terrorista por causa de recursos naturais e uma guerra que já fez milhares de mortos e 1 milhão de deslocados. É um trabalho muito exigente para a Igreja. Para se ter uma ideia, nós tínhamos lá na Caritas diocesana, antes da guerra, 5 pessoas e nós passamos para 80 pessoas, tamanha a quantidade de trabalho e de recursos com que nós tivemos que lidar para atender as pessoas da guerra.”

O bispo brasileiro de coração africano foi quem denunciou ao mundo os ataques sofridos em Cabo Delgado, que continuam atualmente no norte de Moçambique e por toda África, alertou dom Luiz:

“As pessoas continuam ainda vivendo debaixo de lonas, nos quintais, vivendo de favor. As ajudas internacionais que no início, depois que o Papa entrou, digamos assim, na guerra, começou a falar da guerra de Cabo Delgado, as ajudas cresceram. Mas depois que começou a guerra entre Ucrânia e Rússia, entre judeus e palestinos, as atenções se voltaram para lá e agora há uma escassez de recursos, inclusive na Igreja, porque os recursos diminuíram muito. O apelo que eu faço é que nós não esqueçamos as guerras da África que são cerca de 30: das 50 guerras atuais no mundo cerca de 30 são na África, e a guerra de Cabo Delgado é uma daquelas muito triste que tem provocado essa saída, esse êxodo das pessoas das suas aldeias, dos seus distritos, das suas cidades, países, em busca de salvar a própria vida.”

O livro com 216 páginas abrange uma ampla variedade de relatos e testemunhos dos quase 20 anos, como missionário e depois como bispo, em Pemba. O título reúne contribuições de escritores e historiadores como a Dra. Patricia Teixeira Santos, professora associada de História da África da Universidade Federal de São Paulo; Dr. Nuno de Pinho Falcão, Professor Adjunto da Licenciatura em História do Instituto de Humanidades e Letras (Campus Malês) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB); Dra. Keith Valéria Barbosa, Professora Adjunta da Universidade Federal do Amazonas – UFAM e Camila Castro de Souza, Professora de História e editora de livros. Toda a arrecadação com as vendas dos livros será destinada a Cáritas Diocesana de Pemba, em Cabo Delgado, Moçambique.

Serviço

Lançamento do livro “Memórias Missionárias em Cabo Delgado (2001-2021)”

Dia: Terça-feira, 18 de março 2025

Hora: 18h30

Local: Catedral de São Pedro (R. Barão de Itapemirim, 36 – Centro, Cachoeiro de Itapemirim)

Divulgação

Fonte: Diocese de Cachoeiro

Relacionados

Login