Retiro Anual reúne Diáconos Permanentes e suas esposas em Jerônimo Monteiro
Diáconos permanentes e suas esposas participaram neste fim de semana, dias 28 à 30 de março, do Retiro Anual na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. A reunião aconteceu na casa de retiros “Mãe da Igreja”, em Jerônimo Monteiro, no Caparaó, e serviu para reflexões e fortalecimento do papel e a missão dos diáconos e suas famílias nas comunidades católicas.
“Esse retiro espiritual tem sido muito importante para mim, enquanto diácono permanente”, afirmou o Diác. Anselmo Lima, destacando: “porque me ajuda a fortalecer e exercitar a dimensão espiritual”. O Diácono completou dizendo: “fortalecendo nossa espiritualidade, conhecemos melhor nossa missão como diáconos e, assim, nossa missão como Igreja.”
O encontro teve início na sexta-feira, 28, com um momento de acolhida e a primeira meditação. No auditório “Dom Dário Campos” os participantes estudaram o tema “Escuta e Oração”. Inspirados pelo Salmo 81, versículo 13, onde escreve, em nome de Deus: “Ah! Se o meu povo me escutasse, se Israel andasse nos meus caminhos!”. Os presentes refletiram sobre quantas bênçãos são retidas e quantas experiências maravilhosas deixam de serem vivenciadas porque, por vezes, Deus é ignorados. Os diáconos e suas esposas foram questionados: “Quantos frutos deixamos de colher e quantas vitórias deixamos de experimentar porque não andamos nos caminhos do Senhor. É tempo de escutar a Deus! É tempo de andar nos caminhos de Deus! É tempo de experimentar o melhor de Deus!”, após a primeira meditação aconteceu a abertura das ‘24 horas para o Senhor’, uma iniciativa instituída pelo Papa Francisco em 2014 que é vivenciada pela Igreja anualmente pelos fiéis católicos, durante a quaresma.
No sábado, 29, aconteceu a segunda meditação com o tema: “Cruz e Crise”, nesta formação, os participantes foram inspirados pelo Evangelho de Lucas 9, versículo 6, “Os Apóstolos partiram, pois, e percorriam as aldeias, pregando o Evangelho e fazendo curas por toda parte”. Após a leitura, os diáconos e suas esposas meditaram que, como no texto bíblico, aquela também é sua missão: viver e meditar o Evangelho, a mesma palavra de Jesus, a fim de permitir que ela penetre no penetrar interior de cada um deles. Com o tema “Peregrinos de Esperança” o retiro se estendeu até o início da tarde deste domingo, 30, e contou com outras quatro meditações, momentos de oração, partilha e Santa Missa. O retiro foi assessorado pelo bispo diocesano, Dom Luiz Fernando Lisboa, CP.
“Foram três dias de retiro, oração, partilha e convivência onde pudemos, juntos, refletir sobre as palavras que são caras ao Papa Francisco: oração, escuta, missionaridade, misericórdia (…) enfim, são palavras que nos provocam a sermos, cada vez mais, uma igreja sinodal”, afirmou o preparo. Um almoço fraterno encerrou as atividades.
Na Diocese de Cachoeiro atuam 88 diáconos permanentes. De acordo com a organização, cerca de 90% dos diáconos e suas esposas estiveram presentes. No total, nesta edição, o Retiro Anual reuniu 149 participantes.
Fotos

Fonte: Diocese de Cachoeiro