• 4 de Abril de 2025

Corrida de Santa Rita abre mais vagas nesta quinta-feira (03)

Corrida de Santa Rita abre mais vagas nesta quinta-feira (03)

Mais um evento que une tradição, fé e esporte tem suas vagas preenchidas em tempo recorde. A “Corrida de Santa Rita” já soma 700 atletas inscritos. E devido a grande procura, a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Qualidade de Vida (Semesp), da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, abrirá nesta quinta-feira, 03 de março, a partir do meio-dia, mais 300 (trezentas) vagas para a prova.

Os interessados deverão entrar no site da prefeitura de Cachoeiro (www.cachoeiro.es.gov.br) e preencher o cadastro. “Mais uma vez superou as expectativas de inscrições para uma corrida organizada pela Semesp. Na Corrida de Santa Rita teremos perto de mil participantes na edição 2025. Alerto aos que não conseguiram fazer a inscrição, que não percam a chance na quinta-feira”, afirma o secretário de Esporte, Lazer e Qualidade de Vida, Rodolpho Maia.

A Corrida de Santa Rita será realizada no dia 18 de maio, com largada às 7h, do estacionamento da Uniaves, em Aracuí, e chegada no distrito de Conduru, com trajeto de 6 km. A atividade recebe o nome de “Santa Rita” por compor às comemorações da comunidade local que, como padroeira, celebram Santa Rita de Cássia. A igreja comemora a memória de Dia de Santa Rita de Cássia, conhecida como padroeira de causas impossíveis, em 22 de maio.

serviço

Corrida de Santa Rita

Dia: 18 de maio

Largada: 7h, no estacionamento da Uniaves

Entrega de camisa: Local a definir

Informações: 28 99976-3762

Santa Rita de Cássia

Santa Rita viveu entre os séculos XIV e XV, na Itália. Fiéis que comemoram o dia da religiosa costumam levar rosas em referência a sua vida, que teve a morte, segundo conta a tradição, perfumada pelo cheio das flores. A data para a celebração da santa faz referência ao dia de sua morte, em 22 de maio de 1447 — 578 anos atrás.

O lugar onde o corpo da santa está localizado pode ser visitado por seus devotos. “O corpo de Rita não foi enterrado, mas foi colocado numa caixa de cipreste, que se perdeu num incêndio posterior. O corpo, no entanto, saiu milagrosamente ileso e foi colocado em um sarcófago de madeira”, diz um material do Santuário de Santa Rita de Cássia. “Atualmente o corpo de Santa Rita está incorrupto, em uma urna transparente, na nova Basílica de Cássia.”

De acordo com o santuário, a religiosa nasceu por volta de 1381 na Itália. Ao tornar-se adulta, os pais de Rita arranjaram um noivo para ela. O escolhido foi Paolo Mancini, conhecido como “um homem de gênio impetuoso e forte”, com quem teve uma relação muito conturbada.

Em razão dos problemas que Paolo tinha na rua, foi assassinado. Rita, então, ainda passou pelas mortes dos filhos, na sequência, ficando sozinha. Assim entrou para o monsteiro e dedicou-se à “a penitência e a oração”.

Vários milagres já foram atribuídos à Santa Rita. Ela foi beatificada 180 anos depois de sua morte, em 1627. Tornou-se oficialmente santa apenas 260 depois desta primeira etapa, em celebração do Papa Leão XIII.

Matéria colaborativa: Divulgação/PMCI

Fonte: Diocese de Cachoeiro

Relacionados

Login