Fé e Superação marcam Caminhada Penitencial em Mimoso do Sul
Oração, reflexão e superação é o que define a 10ª Caminhada Penitencial promovida pela Paróquia São José, em Mimoso do Sul. Eram 5h da manhã de domingo, 30 de março, quando os mais de 700 peregrinos iniciaram sua jornada de quase 6Km rumo a comunidade de Bela Aurora, na zona rural. Durante o percurso, todos viveram momentos intensos de espiritualidade, e em cada parada foram convidados a refletir sobre o sacrifício que Jesus fez pela humanidade.
Acompanhando o grupo em todo o percurso, o pároco local, padre Gracione Augusto Alves, contou que a peregrinação superou as expectativas da organização.
“A população de Mimoso do Sul ainda se recupera, emocionalmente, da trágica enchente de março de 2024, por isso, os eventos paroquiais são realizados com grande expectativa. Desde que lançamos essa peregrinação, nossos paroquianos se animaram e, como não poderia ser diferente, compareceram. Com nossa festa paroquial, realizada no mês passado (março), foi o mesmo: superou nossas expectativas.”
Ele lembra que o intuito da caminhada não foi apenas uma atividade física, mas também um exercício para a alma.
“É uma peregrinação penitencial, e ela precisa custar um pouco. Inclusive tem uma frase que eu gosto muito de Santa Teresa que diz: ´É justo que muito custe o que muito vale’. E eu vi isso no rosto dos nossos fiéis, esta foi a primeira caminhada de muitos deles. Foi um exercício de superação, mas principalmente de fé, muitos rezando o terço, orando e partilhando a vida”, ressaltou.
Na caminhada, os fiéis carregam uma grande cruz de madeira. “Recordar a Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo é recordar as cruzes que temos ao longo da nossa vida, porém com essa certeza absoluta de que o Senhor está conosco e carrega diariamente o peso delas”. A Santa Missa marcou o encerramento da manifestação quaresmal.
Caminhada
A caminhada acontece no período da Quaresma, geralmente no terceiro domingo da celebração. A Quaresma começa na quarta-feira de cinzas, que, neste ano, ocorreu no dia 5 de março, e vai até a Semana Santa.
Este é o período que antecede a maior festa do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no domingo de Páscoa. O período é reservado para a reflexão e a conversão espiritual.
Fotos

Fonte: Diocese de Cachoeiro