Domingo de Ramos é celebrado na Catedral de São Pedro
A missa do Domingo de Ramos, mais uma vez, reuniu centenas de católicos no Centro de Cachoeiro de Itapemirim. A celebração, que marca o início da Semana Santa, foi presidida pelo pároco local, Padre Bruno Sá Rangel e auxiliada pelos diáconos Reginaldo Gasparini (Naldinho) e Miguel Brunhara Jacomeli. A celebração teve início do lado externo, na Praça Jerônimo Monteiro, onde o padre Bruno realizou a benção dos Ramos, recordando que durante as cinco semanas da quaresma preparamos nosso coração para a celebração do Mistério Pascal.
Após a benção, a leitura do evangelho de São Lucas (Lc 19,28-40), feita pelo diácono Naldinho, lembrou a passagem de Jesus ao Monte, chamado, das ‘Oliveiras’ e seu caminho feito para a entrada em Jerusalém. O Senhor que foi recebido aos gritos de “Bendito Rei, que vem em nome do Senhor, paz no céu e glória nas alturas”.
Com o término da leitura a procissão seguiu pelas ruas Costa Pereira e Barão de Itapemirim rumo a Catedral de São Pedro, ao som de ‘Hosana’ e dos sinos da Catedral, os fiéis entraram em uma das quatro igrejas Jubilares no sul do Espírito Santo.
Durante sua homília, padre Bruno ressaltou a mensagem do evangelho do dia, reforçando os dois clamores que ressoaram na liturgia de hoje: “Hosana! e Crucifica-o!”
Segundo o presbítero “enquanto ‘hosana’ é o clamor de quem confia no Senhor e suplica a Sua ajuda, Sua salvação. O ‘crucifica-o’ é, por sua vez, o grito do desespero, de quem esteve em busca de si mesmo e da própria vontade”.
Padre Bruno salientou que “esta manifestação (crucifica-o) é o grito de quem se deixou tomar pela autossuficiência e, diante das dificuldades e achando-se incapaz de receber ajuda, é consumido pelo desejo da condenação a quem, de alguma maneira, não correspondeu às suas próprias expectativas.”
Domingo de Ramos
Uma das datas mais tradicionais do calendário católico, o Domingo de Ramos é sempre celebrado no domingo que antecede a Páscoa – em 2025, o dia de ramos cai neste 13 de abril.
Também conhecido como Domingo da Paixão do Senhor, o Domingo de Ramos abre a Semana Santa e é dedicado a recordar o dia em que Jesus chegou a Jerusalém, onde também aconteceu sua crucificação, morte e ressurreição.
Fotos
Fonte: Diocese de Cachoeiro