Por que os padres usaram rosa no último Domingo (30)?
No último domingo, 30 de março, IV Domingo da Quaresma, muitos presbíteros da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim optaram por vestir uma casula rosa. É possível que o padre ou religioso, ao escolher esta cor, tenha feito algum comentário sobre seu significado antes de começar a missa.
Ainda que a escolha da cor e os comentários possam trazer esclarecimentos aos paroquianos, a verdade é que as vestimentas já têm séculos de tradição na Igreja Católica. Há um profundo significado simbólico na cor litúrgica rosa.
Esta cor, usada somente duas vezes em todo o ano litúrgico, associa-se tradicionalmente a um sentido de alegria em um período de penitência. O padre usa rosa para nos recordar que a temporada de preparação está chegando ao fim e a grande festa está próxima, neste caso, a festa da Páscoa do Senhor.
Outra ocasião em que os padres católicos podem usar uma casula rosa é o terceiro domingo do Advento. Este é o Domingo da Alegria, porque a maior parte do Advento, tempo de conversão e preparação para o Natal, já passou.
Então, quando vemos a cor rosa na missa, somos convidados a alegrar-nos: a estação da penitência está acabando e se aproxima a celebração da Ressurreição ou do Nascimento de Cristo, segundo cada época litúrgica.
As Cores
A liturgia da Igreja Católica é rica em símbolos e significados, os quais expressam o que se crê e vive no cotidiano do decorrer do Ano Litúrgico. Nessa dinâmica da liturgia, há as cores litúrgicas que diz do mistério celebrado e experienciado na vida cristã. Vejamos a seguir as seis cores e sobre o uso de cada uma delas:
Verde
É a cor usada nos domingos do Tempo Comum e também nos dias da semana. Simboliza a esperança.
Branco
É usado nas “Missas do Tempo Pascal e do Natal do Senhor. Além disso, é também usado nas celebrações do Senhor, exceto as da Paixão; nas celebrações da Bem-Aventurada Virgem Maria, dos Anjos e dos Santos não Mártires; nas solenidades de Todos os Santos (1º de novembro); de São João Batista (24 de junho) e nas festas de São João Evangelista (27 de dezembro). A cor branca é também usada na celebração da Cadeira de São Pedro (22 de fevereiro) e na conversão de São Paulo (25 de janeiro)” (cf. IGMR, n. 346).
As cores dourada e prateada podem ser usadas nos dias festivos em substituição ao branco.
A cor azul também pode ser usada nas Festas e Solenidades da Santíssima Virgem Maria.
Vermelho
Lembra o fogo do Espírito Santo, por isso é a cor de Pentecostes. Também lembra sangue, e é a cor usada nas Festas dos Santos Mártires, no Domingo da Paixão (Domingo de Ramos) e na Sexta-feira Santa.
Roxo
A cor roxa é usada no Tempo do Advento e da Quaresma. Pode usar-se também nos Ofícios e Missas de defuntos.
Preto
A cor preta pode ser usada, onde for costume, nas Missas pelos defuntos conforme está na “IGMR”. Esta é uma cor pouco utilizada.
Rosa
O rosa é usado, onde for costume, nos Domingos Gaudete (III do Advento) e Laetare (IV da Quaresma).
Fonte: Diocese de Cachoeiro