Pastoral da Juventude celebra Semana do Estudante com iniciativas relacionadas à Campanha da Fraternidade 2025
As Pastorais da Juventudes realizam, de 11 a 17 de agosto, em todo o Brasil, as ações da Semana do Estudante com o tema relacionado à Campanha da Fraternidade 2025. Para este ano, as celebrações são inspiradas pelo tema “Conectando saberes: educação e ecologia integral” e pelo lema bíblico “Vá e faça a mesma coisa”, conforme Lucas 10,37.
Construída de forma conjunto pela Pastoral da Juventude, a Pastoral da Juventude Estudantil, a Pastoral da Juventude Rural e a Pastoral da Juventude no Meio Popular, a iniciativa busca unir fé, formação e ação nas escolas, comunidades e territórios “onde a juventude pulsa vida e transformação”.
“Somos chamadas e chamados a refletir sobre o cuidado com a Casa Comum, o compromisso com uma educação transformadora e o papel das juventudes na construção de um mundo mais justo, solidário e sustentável”, destacam as PJs.
No material de motivação, a Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB destacou a proposta da semana como continuidade com o caminho da CF 2025, que abordou o tema “Fraternidade e Ecologia Integral”, e o Pacto Educativo Global. As atividades apresentam temáticas como sustentabilidade, consumo consciente, práticas coletivas e uma proposta celebrativa inspirada no diálogo de Jesus com o mestre da Lei (Lc 10, 25-37).
A cartilha oferecida para a celebração apresenta encontros, celebrações e práticas que ajudam a cultivar esperança, repensar hábitos e agir com responsabilidade ecológica e social.
Abaixo, algumas das ações pelo Brasil:
Ações na diocese de Marabá (PA), com participação do bispo, dom Vital Coberllini
Luiz Lopes Jr | Fotos: divulgação
Fonte: CNBB