• 6 de Outubro de 2025

II Romaria da Água e da Terra destaca importância da preservação ambiental em Pedra Menina, em Dores do Rio Preto

II Romaria da Água e da Terra destaca importância da preservação ambiental em Pedra Menina, em Dores do Rio Preto

A comunidade de Pedra Menina, no município de Dores do Rio Preto, se prepara para receber, nos dias 18 e 19 de outubro, a II Romaria da Água e da Terra, evento que integra uma programação cultural e religiosa voltada à conscientização ambiental e ao fortalecimento da agricultura familiar.

Promovida pela Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, a romaria contará com a presença do bispo diocesano, Dom Luiz Fernando Lisboa CP, e pretende reunir centenas de pessoas ao longo dos dois dias de atividades. A expectativa é envolver 43 paróquias da região, além de moradores ribeirinhos e comunidades locais.

Além da caminhada religiosa até uma das principais nascentes do Rio Itapemirim, a programação inclui rodas de conversa com temas voltados ao uso sustentável da terra e à preservação das nascentes, fundamentais para a manutenção da vida e para o desenvolvimento sustentável das cidades.

Segundo o Vigário Episcopal para Ação Social, padre Evaldo Praça Ferreira, o evento atende a um chamado do Papa Francisco, expresso na encíclica Laudato Si’, que convoca a Igreja e a sociedade a cuidarem da “Casa Comum”. “A nossa romaria nasceu desse cuidado. Vamos até uma das principais nascentes do Rio Itapemirim para exaltar e mostrar para as pessoas o quanto a água e a terra são fundamentais para as nossas cidades”, afirmou.

Padre Evaldo destaca ainda que a iniciativa busca fortalecer o homem do campo por meio do manejo adequado dos recursos naturais, garantindo o bem viver da agricultura familiar e impulsionando empreendimentos locais. “A ideia é reunir também os moradores ribeirinhos para que eles possam se conscientizar da necessidade da preservação desses rios”, completou.

Divulgação

Fonte: Diocese de Cachoeiro

Relacionados

Login