• 11 de Novembro de 2025

Diocese de Cachoeiro assina Nota de Solidariedade às vítimas do rompimento da barragem de Fundão

Diocese de Cachoeiro assina Nota de Solidariedade às vítimas do rompimento da barragem de Fundão

A Diocese de Cachoeiro de Itapemirim uniu-se às demais dioceses do Regional Leste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na assinatura da Nota de Solidariedade às vítimas e comunidades atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), ocorrido há dez anos.

O documento foi aprovado durante a 3ª Assembleia do Povo de Deus do Regional Leste 3, realizada nos dias 7 e 8 de novembro de 2025, no Centro de Formação Dom João Batista, em Ponta Formosa, Vitória (ES). O encontro reuniu bispos, padres, diáconos, religiosos e representantes das dioceses capixabas, entre eles o bispo diocesano de Cachoeiro de Itapemirim, Dom Luiz Fernando Lisboa.

Em comunhão com toda a Igreja e à luz da encíclica Laudato si’, o Regional reafirma, por meio da nota, seu compromisso com a justiça socioambiental e com a defesa da vida em todas as suas formas. O texto destaca a necessidade de memória, reparação e responsabilidade diante de um crime que deixou marcas profundas no Rio Doce, em seus povos e em toda a Casa Comum.

Confira abaixo a íntegra da Nota de Solidariedade, publicada por ocasião dos 10 anos do rompimento da barragem de Fundão.

Fonte: Diocese de Cachoeiro

Relacionados

Login