• 7 de Outubro de 2024

EDPJ 2020

A Pandemia da Covid-19 fez a sociedade se adaptar ao uma nova realidade, ou como tem sido chamada, ou “novo normal”.

E a Igreja tem se adequado a esta normalidade diferente. Dentro desta realidade imposta pelo novo coronavírus, os meios de comunicação digital se afirmaram e consolidaram sua importância. E foi com o auxílio deles que o Encontro Diocesano da Pastoral da Juventude foi realizado no último sábado, dia 22.

O EDPJ foi realizado virtualmente, com uma programação diversificada e tendo como anfitriã as redes sociais da Paróquia São Geraldo Magela, de Bom Jesus do Norte.

Oração e Oficinas

O Encontro teve início às 14h, através de uma live apresentada pelo coordenador da Pastoral da Juventude da Paróquia São Geraldo, Kayc Rosa. Em seu início, o momento contou também com mensagens do Pe. Josimar Pirovani, coord. do Setor Diocesano de Juventude, e de Antônio Campos Carvalho (Toninho), coordenador Diocesano da Pastoral da Juventude.

Outra mensagem especial também foi dita pelo pároco da paróquia de Bom Jesus do Norte, Pe. Paulo Sérgio Mourão, que falou ao vivo durante a live realizada. Pe. Paulo Sérgio também presidiu a Santa Missa de abertura, que ocorreu cerca de 1h30 minutos após o início da transmissão.

Em seguida, às 16h, foi o momento onde os jovens de dividiram em 5 diferentes oficinas virtuais, onde cada jovem já havia se inscrito previamente. Foram elas:

1 - Ano Missionário Jovem: Batizados e Enviados - com Pe. Antônio Valdeir.
2- Bora Falar da Pastoral da Juventude - com Leandro Galdino.
3- Juventude e Participação Política - com Bruna Monalisa.
4- Mídias Digitais e Evangelização - com Vinícius Borges.
5- Projeto de Vida - com Pe. Atenágoras Carvalho.

Cruz Missionária Jovem

No encerramento do EDPJ 2020 a juventude da Diocese de Cachoeiro teve um momento de introspecção e espiritualidade durante o Taizé com o Santíssimo Sacramento. A programação também contou com participações de jovens durante a live, oração e muita música. Tudo preparado com muito carinho e dedicação pela Equipe Diocesana do Setor Juventude, pela Pastoral da Juventude e pela Paróquia São Geraldo Magela.

E estes momentos contaram ainda com a presença da Cruz Missionária Jovem, que se encontrava em peregrinação pela Paróquia São Geraldo Magela. Neste mesmo dia (sábado, 22), a Cruz seguiu para a Paróquia Senhora Sant’Ana, no município de Apiacá.

“Com os corações agradecidos a Deus por ter nos concedido vivenciarmos momentos de oração, testemunhos e convívio comunitário, encerramos neste último sábado a passagem da Cruz Missionária Jovem em nossa Paróquia e a realização do EDPJ 2020. Pela graça de Deus unidos em orações durante todo este tempo, em particular nestas últimas duas semanas intensificadas de lives, recebemos uma notícia agraciada de que nosso município baixou para risco moderado para contagio da COVID-19 e poderemos retornar, ainda que de forma reduzida, com 30% da ocupação do templo, as nossas missas presenciais. Com a certeza e pela graça de Deus venceremos este vírus com muita sabedoria e comprometimento com o próximo.” - Paróquia São Geraldo Magela.

Fotos: Paróquia São Geraldo Magela - Bom Jesus do Norte