• 7 de Outubro de 2024

Evangelização e Novas Mídias

As novas ferramentas de comunicação a tempos vem se mostrando fundamentais no cotidiano da sociedade.

O século 21 trouxe inovações extremamente avançadas que, mesmo que os carros ainda não estejam voando, a informação deixou de ter “asas” e agora se teletransporta para as casas (teletransporte quântico).

E se antes tais tecnologias da informação já eram fundamentais, com a pandemia provocada pela Covid-19 elas se tornaram imprescindíveis. O isolamento social trouxe uma nova dinâmica para as pessoas, como as aulas online, o home office (teletrabalho) e as populares “lives”.

A importância deste tipo de ferramenta já era observada pela Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, que sempre soube a relevância das mídias digitais no processo de evangelização. Dentre as diversas mídias utilizadas hoje vamos destacar uma específica e abordar como ela se encaixa em nossa realidade.

Instagram – a captura do momento instantâneo

Uma das redes sociais mais populares do planeta, o Instagram faz parte do dia a dia de mais de 1 bilhão de pessoas. Insta" vem de "Instant Camera" (câmera instantânea), enquanto "Gram" faz referência a "telegram" (telegrama no Brasil), que já foi uma das formas mais rápidas de se enviar uma mensagem via correio. O nome faz referência a proposta inicial da rede social, que era o compartilhamento de imagens instantâneas, que estavam sendo vividas naquele momento.

Mesmo com alterações, a proposta ainda se mantém, e o Instagram tem sua popularidade atrelada à sua dinâmica de compartilhar ao mundo seus pensamentos, sentimentos e ações do “instantâneas” (mesmo que não sejam).

Tal dinâmica do momento instantâneo cria uma relação de empatia e proximidade maior que as demais redes sociais, e é desta forma que a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim utiliza a sua redes social em prol da Evangelização.

O espaço das Comunidades

Utilizando a ferramenta mais popular do Instagram, o “storie”, onde durante 24h o seu pensamento ou momento capturado pode ser visto, a Diocese de Cachoeiro criou um espaço onde as paróquias, comunidades e fiéis podem compartilhar seu momento com Deus.

Ali, imagens dos fiéis em oração (presencial ou em casa pelas mídias digitais), programação das diversas festas paroquiais e comunitárias, vídeos convidativos, palavras de apoio, recordações e diversos outros momentos são divididos com todo o sul do Espírito Santo, com o Brasil e com o mundo.

Através de seu instagram a Diocese de Cachoeiro abriu um canal direto com as suas Comunidades Eclesiais de Base, as ouvindo, vendo e compartilhando seus trabalhos em prol da evangelização.