• 7 de Outubro de 2024

Semana do Voluntariado 2020

“Voluntariado: Sensibilidade, compromisso e cuidado”. Esse é o tema da Semana do Voluntariado que ocorre entre os dias 22 e 30 de agosto. A iniciativa acontece no contexto do Dia Nacional do Voluntariado, celebrado em 28 de agosto. Trata-se de um convite para que todos os setores da sociedade se aproximem mais da reflexão sobre a importância da ação e compromisso individual na construção de uma sociedade mais plena e justa para todas as pessoas.

A Semana do Voluntariado é organizada pela Comissão do Voluntariado da Cáritas Brasileira e conta com uma programação online, com momentos celebrativos, de homenagem a todos\as voluntários\as e espaço de reflexão, por meio de uma live, sobre a atuação voluntária em diferentes regiões do Brasil. Nesta quarta-feira, 28 de agosto, haverá a transmissão do terço da misericórdia, às 15h, nas redes sociais da @caritasbrasileira e @santuariolapa.

Para Semana do Voluntariado, além dos momentos em nível nacional e uma homenagem especial no Dia do Voluntariado, 28 de agosto, também está proposto a realização de um momento celebrativo, com o roteiro orante/reflexivo para um momento coletivo em paróquias, arqui/dioceses, regionais ou inter-regionais que deve envolver as redes locais de voluntariado. Na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim a Cáritas Diocesana, em conjunto com as Cáritas Paroquiais, prepararam uma série de vídeos com depoimentos de voluntários atuantes na Cáritas da Diocese de Cachoeiro. Um deste depoimentos, que pode ser visto acima, é do Diácono Valnei Favoreto, integrante da Cáritas Paroquial da Paróquia Santíssima Trindade (Marataízes). Demais depoimentos podem ser vistos clicando nos links:

Cáritas da Paróquia São Pedro - Catedral, Cachoeiro de Itapemirim (Diác. Miguel Jacomeli)

Cáritas Diocesana (Rita de Cássia Guio)

Cáritas da Parópquia Nosso Senhor Jesus Cristo Luz dos Povos, Irupi (Adílson Oliveira Sindra)

"O voluntariado é uma questão de atitude, de buscar estar sendo útil ao outro, de não deixar sua vida passar em branco. E você, em que você pode ajudar o seu próximo? O voluntário é aquele que ao ser abençoado por Deus leva essa benção a todos os seus." - Rita de Cássia Germano Guio, 1º Secretária da Cáritas Diocesana.

O voluntariado

Em todo Brasil, a rede Cáritas conta com mais de 5 mil voluntários/as atuando nas mais diversas iniciativas, programas e projetos coordenados pela instituição. Essa ampla rede de voluntariado, atua diretamente em iniciativas sociais ligadas à assistência e defesa de direitos essenciais para as pessoas em vulnerabilidade.

A construção da sociedade do Bem Viver para todas\os, independente de credo, raça, nacionalidade ou orientação sexual é a diretriz que conduz toda ação do voluntariado na Cáritas Brasileira. Por meio da ação das pessoas voluntárias, a Cáritas desenvolve diferentes projetos em todo território nacional, levando a quem mais precisa recursos e ferramentas necessárias para fortalecer e apoiar processos de autonomia, emancipação e transformação social.

O voluntariado é uma realidade na vida de centenas de instituições e no cotidiano de milhares de brasileiros/as que dedicam tempo, talentos e energia nas mais diversas áreas de atuação, especialmente em Organizações da Sociedade Civil e instituições ligadas às igrejas ou denominações religiosas, em áreas como educação, direitos humanos e da natureza, assistência social e saúde.Segundo a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2017 (PNAD, Contínua), divulgada pelo IBGE em 2017, estima-se que no Brasil há pelo menos 7,4 milhões de brasileiros/as que realizam trabalho voluntário. Entre estes/as 91%, está ligado/a a alguma organização ou instituição.

Em tempos de crise, onde se escancaram ainda mais as desigualdades e abismos existentes em uma sociedade baseada em relações de poder e criação de pobreza, a atuação voluntária se apresenta como uma contrapartida, um esperançar e alento para dias melhores. A vida plena é um direito possível para todas as pessoas. Esse movimento de solidariedade nasce como outra possibilidade diante da onda individualista e excludente que o atual sistema constrói nos imaginários sociais. Há outros mundos possíveis: mais empáticos, abundantes e justos sendo construídos todos os dias, e a ação voluntária é um dos pilares essenciais nessa construção.

O voluntariado traz benefícios tanto para a sociedade em geral, como para a pessoa que realiza ações voluntárias. A cultura do voluntariado produz importantes contribuições tanto na esfera econômica como na social, contribui também para uma sociedade mais coesa, através de relações de confiança e reciprocidade entre as pessoas. Para se inscrever no programa de voluntariado da Rede Cáritas, acesse: http://caritas.org.br/colabore.