• 1 de Outubro de 2024

Iniciação à Vida Cristã

Neste ano em que a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim dedica especialmente à Iniciação à Vida Cristã, diversas ações têm sido realizadas, tanto em âmbito diocesano quanto individualmente nas 43 paróquias.

A pandemia provocada pelo novo coronavírus trouxe um desafio a mais a ser superado pelos agentes das pastorais. Mas a superação faz parte da essência cristã, que crê no Cristo ressuscitado que superou a morte.

Seja em encontros online ou em atividades presenciais, respeitando as normas de distanciamento e higiene devido a Covid-19, os fiéis e voluntários têm sido motivados e orientados neste processo de transição para a retomada das atividades pastorais.

Ano da Iniciação à Vida Cristã

A Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, a partir de sua última Assembleia Diocesana (2018), assumiu que o ano de 2021 será dedicado ao caminho de Iniciação à Vida Cristã, segundo a inspiração catecumenal. Uma proposta da Igreja do Brasil que reconhece a necessidade de repropor caminhos mais fecundos e eficazes para a formação catequética, no intuito de formar verdadeiros discípulos missionários de Jesus Cristo, sinais do Reino de Deus na Igreja e na sociedade. Tal proposta tem como ícone e imagem inspiradora o encontro e o diálogo de Jesus com a mulher samaritana, encontrado no quarto capítulo do Quarto Evangelho, conhecido como o Evangelho de João.

A Igreja do Brasil, diante dos desafios de uma sociedade em constante mudança de época, assume a proposta da Iniciação Cristã de Inspiração Catecumenal como um caminho a ser trilhado. Algo que a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim acolhe e reconhece como necessário, a fim de que no coração das suas muitas Comunidades Eclesiais de Base, novos discípulos e discípulas de Jesus Cristo sejam formados.

Tal proposta requer o empenho de toda a Comunidade e não somente dos catequistas, no acompanhamento e formação das crianças, jovens e adultos, superando a simples preocupação de comunicar conteúdos e práticas, por meio da apresentação da pessoa de Jesus Cristo, de sua proposta e de seu caminho de discipulado missionário.

Fotos: Equipe Diocesana de Catequese de Iniciação à Vida Cristã