• 2 de Outubro de 2024

Rostos da Diocese

Na tarde dessa segunda-feira (14) secretários e secretárias das 43 paróquias da Diocese de Cachoeiro se reuniram em um encontro online para formação.

O bispo diocesano Dom Luiz Fernando Lisboa, Pe. Andherson Franklin Lustoza de Souza (coord. de Pastoral), Pe. Bruno Sá Rangel (Chanceler) e Pe. Evaldo Praça Ferreira também participaram, assim como demais funcionários da Cúria Diocesana e representantes da Cáritas Diocesana.

Durante a formação alguns pontos importantes foram destacados, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), abordada por Pe. Bruno, sendo um dos focos que demandarão grande atenção da Igreja Católica nos próximos meses.

A Campanha Paz e Pão, lançada no dia de Corpus Christi, também foi abordada. Responsável pelo projeto na Diocese, Pe. Evaldo frisou a sua importância no território sul capixaba e mencionou que futuramente um novo encontro será realizado especialmente para a Campanha, mantendo assim a sintonia entre a Diocese e as comunidades.

“Vocês também são Igreja”

“O Trabalho em uma secretaria de Igreja eu diria que é mais do que um trabalho, é uma missão!”, mencionou Dom Luiz Fernando em sua fala aos secretários (as) paroquiais. Este foi o primeiro contato de muitos dos secretários (as) com o novo bispo diocesano de Cachoeiro de Itapemirim.

Dom Luiz Fernando falou em dois momentos distintos, destacando alguns temas como a agilidade no trabalho paroquial, o atendimento à população em geral e a relação de carisma que o secretário deve manter junto às comunidades.

“Quem é o secretário ou quem é a secretária neste momento? Ele não é só a pessoa concreta chamada Leandro, ou Marlene, ou Júnior, ou Sabrina. Não. Neste momento cada um de vocês é a paróquia, e mais do que isso, é a Igreja.” Ao final, Dom Luiz Fernando propôs um momento de oração conjunta, em uma corrente de fé pelas pessoas e famílias acometidas pela Covid-19.

“Eu também queria dizer o quanto vocês são importantes para nós. Vocês também são Igreja, como eu disse, são pessoas de fé.”, menciona Dom Luiz, agradecendo aos secretários e secretárias pelo trabalho realizado.