• 2 de Outubro de 2024

Santo Casamenteiro

Dia 13 de junho a Igreja celebrou o Dia de Santo Antônio. Momento ainda mais especial para três Paróquias da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, que tem o santo como o seu padroeiro.

Na Paróquia de Atílio Vivácqua, a santa missa foi presidida pelo Pároco, Pe. João Batista Maroni, onde na sequência a imagem do santo padroeiro percorreu as ruas do município, abençoando as famílias. Tudo transmitido no canal do Youtube da Paróquia, para que todos os fiéis pudessem participar.

Em Iconha, a festa em louvor a Santo Antônio de Pádua contou com a presença do bispo Diocesano, Dom Luiz Fernando Lisboa, que presidiu a Celebração Eucarística, concelebrada pelo Pároco, Pe. Paulo Finkler, SJ.

Relíquia de Santo Antônio

Conhecido popularmente como o "santo casamenteiro", Santo Antônio é, além de Padroeiro dos casais, o santo protetor dos pobres e oprimidos. Caridoso, distribuía pães aos mais necessitados da região em que vivia, um dos fatos que fez surgir os tradicionais "Pãezinhos de Santo Antônio".

Em Rio Novo do Sul, outra das paróquias que tem o santo casamenteiro como Padroeiro, a festa em louvor a Santo Antônio também contou com a presença de Dom Luiz Fernando Lisboa, que presidiu a santa missa, concelebrada por Pe. Geraldo Gomes Leite (Pároco).

Ao fim da missa o bispo diocesano abençoou os pãezinhos de Santo Antônio, que tradicionalmente são distribuídos na paróquia aos fiéis que participam da Celebração Eucarística em honra ao Padroeiro.
Dom Luiz também abençoou a relíquia de Santo Antônio. A Paróquia Santo Antônio de Pádua, de Rio Novo do Sul, possui um pedaço da pele de seu santo padroeiro. A relíquia fica exposta na Igreja Matriz.

Imagens: Paróquia Santo Antônio de Pádua – Iconha; Rio Novo do Sul; Atílio Vivácqua (capa)