• 5 de Outubro de 2024

Jesus Cristo é Missão

As Pontifícias Obras Missionárias, através da Pontifícia União Missionária, em comunhão com a comissão nacional dos Conselhos Missionários de Seminaristas (COMISE), irão promover nos dias 20 e 21 de agosto o 11º Encontro Nacional de Formação Missionária de Seminaristas (FORMISE), reunindo de forma virtual seminaristas de todo o Brasil, diocesanos e religiosos. E o nosso bispo Diocesano Dom Luiz Fernando Lisboa será um dos assessores, tendo a oportunidade de transmitir seu vasto conhecimento sacerdotal, episcopal e missionário a todos os participantes.

O objetivo desta formação é promover e impulsionar o processo de formação missionária de candidatos ao presbiterato, em vista de uma Igreja em saída, na perspectiva da missão universal.

Devido às restrições da pandemia da Covid-19, realidade ainda vivida em todo o Brasil, o evento vai acontecer de forma virtual. O FORMISE tem o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), da Organização dos Institutos e Seminários do Brasil (OSIB) e da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).

Confira a carta destinada aos seminaristas do Brasil:

Caro seminarista,

Cordiais saudações em nome dos membros da comissão nacional dos Conselhos Missionários de Seminaristas (COMISEs).

Apesar do difícil tempo que estamos vivendo, o da pandemia, que trouxe imensos desafios para o processo de formação inicial dos candidatos ao presbiterado, continuamos a nossa caminhada formativa, procurando novas formas de animação, formação e articulação missionária.

Essa caminhada é realizada em profunda sintonia e comunhão com os responsáveis pela Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB), em nível nacional e regional.

Este ano, já foram promovidos dois eventos nacionais, envolvendo todos os seminaristas do Brasil. No primeiro, de caráter formativo e de articulação, a 2ª Assembleia Nacional dos coordenadores regionais dos COMISEs, foi escolhida a nova coordenação nacional e aprovados dois documentos: Regimento Interno dos COMISEs e o Plano Trienal de Animação e Ação dos COMISEs (2021-2023). Através do segundo, convocamos todos os seminaristas a unirem-se, através da oração da Novena, na preparação para a Festa de Pentecostes.

No mês de agosto, pretendemos realizar mais um evento nacional: o Encontro Nacional de Formação Missionária para Seminaristas (FORMISE). A 11ª edição desse Encontro será de forma virtual.

Desde quando idealizado pelos nossos precursores, o evento visa promover e impulsionar o processo de formação missionárias de candidatos ao presbiterado em vista de uma Igreja em saída na perspectiva da missão universal. Como já é costume, contamos com o apoio da OSIB.

O encontro está em sintonia com a caminhada missionária da Igreja no Brasil e suas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora 2019-2023, com o Programa Missionário Nacional 2019-2023 e o Plano Trienal de Animação e Ação dos COMISEs (2021-2023).

Seguem, abaixo, algumas informações importantes, referentes ao FORMISE:

Data: 20 e 21 de agosto de 2021

Horário: dia 20 (6ª feira): 19h às 21h30; dia 21 (sábado): 8h30 às 12h

Tema: Jesus Cristo é missão: “Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos” (At 4,20)

Assessores:

Dom Walmor Oliveira de Azevedo (Presidente da CNBB e arcebispo de Belo Horizonte-MG)

Dom Luiz Fernando Lisboa, CP (Bispo de Cachoeiro de Itapemirim-ES)

Pe. Maurício da Silva Jardim (Diretor das POM)

Plataforma: ZOOM

Inscrições: As inscrições (até 500 pessoas), através do link: https://forms.gle/dYc4Y3vZgRP4AeuT7

Mais informações: Verificar no Facebook (Comise Nacional), no Instagram (@comisenacionaloficial) ou solicitar através do e-mail: comisenacional@gmail.com

O Espírito Santo, protagonista da missão, nos faça abraçar e viver sempre mais a causa missionária que deve ser a primeira de todas as causas (cf. EG 15).

Pe. Maurício da Silva Jardim
Diretor das POM