• 4 de Outubro de 2024

Semana da Família

Nesse domingo (8) deu-se início em toda a Igreja do Brasil a Semana Nacional da Família, que acontece entre os dias 08 a 14 de agosto.

Na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim nossas paróquias e comunidades celebraram o dia com grande motivação, inspiradas por este mês dedicado às vocações e sendo a família também uma vocação.

A Pastoral Familiar Diocesana organizou uma missa oficial de abertura, presidida pelo bispo diocesano Dom Luiz Fernando Lisboa e com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Diocese de Cachoeiro e também pelo canal da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Itaoca), cuja Pascom foi a responsável pela transmissão.

Unidos mesmo nas diferenças

Domingo também foi celebrado o Dia dos Pais e, ao iniciar sua homilia, Dom Luiz Fernando primeiramente desejou parabéns a todos os pais da Diocese de Cachoeiro, clamando as bênçãos de São José.

Dom Luiz também mencionou sobre o “testemunho” que os pais devem dar aos filhos, sendo exemplos na vida de seus filhos e motivando-os no caminho de Deus. O bispo de Cachoeiro também frisou que as famílias são formadas por pessoas diferentes, com pensamentos diferentes e atitudes diferentes. E ser família e aceitar o outro mesmo na diferença.

“E não há nada mais importante, nada mais rico, do que nos colocarmos toda a nossa confiança em Deus. Os pais devem dar o melhor para os seus filhos, em termos de formação, de exemplo, de testemunho, o melhor. Aquilo que for possível. Mas a vida do filho não depende só dos pais. As escolhas que os filhos fazem não dependem só dos pais. Então é preciso colocar a vida, a família, os filhos, os pais, o esposo, a esposa, fazer diariamente esta oferta a Deus. Senhor, tudo vos pertence, todos vos pertencemos. Transformai a vida de cada um. Ajudai cada um, cada uma, a fazer a sua parte. Ajudai-nos a viver em harmonia, mesmo na diferença. Ajudai-nos a respeitarmos uns aos outros, mesmo sendo diferentes. Ajudai-nos para que possamos nos ajudar mutuamente. E que as diferenças não sejam motivos de divisão, não sejam motivos de conflitos, não sejam motivos de separação, não sejam motivos de deserção. Senhor, cuidai das nossas famílias”.

Reveja a missa da abertura da Semana Nacional da Família (homilia de Dom Luiz Fernando a partir do 42m45s)

;?>Fonte: Diocese de Cachoeiro